Mesmo na oposição à atual gestão do Governo de Pernambuco, o PSB mostrou força e elegeu o maior número de prefeitos e prefeitas no estado. Ao todo, foram 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 do PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, que tem um resultado sub judice em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, não considerado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com esse número de prefeituras sob seu comando a partir de 2025, incluindo o Recife, que reelegeu o prefeito João Campos com a maior votação da história da cidade, o PSB segue como maior força política do estado e governa o maior número de eleitores.
Além de vencer no Recife, o PSB obteve vitórias expressivas em São Lourenço da Mata, Garanhuns e Panelas, com mais de 70% da preferência do eleitorado. O partido ganhou ainda em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Água Preta, Altinho, Angelim, Betânia, Bonito, Capoeiras, Carnaíba, Cumaru, Ferreiros, Flores, Frei Miguelinho, Iati, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, João Alfredo, Lagoa Grande, Machados, Mirandiba, Primavera, Ribeirão e São José do Belmonte. Solidão e Dormentes tiveram candidaturas únicas, do PSB, e com eleição confirmada no domingo (6). Em Paulista, o partido disputará o segundo turno.
O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, avalia esse resultado como fruto de um trabalho de base feito ao longo de todo o ano passado e no primeiro semestre deste ano. O dirigente afirma ainda que o fato de o partido seguir sendo a maior força política no estado, mesmo fazendo oposição à governadora, é uma demonstração de que a maior parte da população pernambucana aprova o jeito PSB de governar. “O nosso partido tem a maior bancada estadual, a maior bancada federal, vai continuar tendo o maior número de prefeitos do estado e tem o prefeito do Recife, João Campos, que se consolida como uma grande liderança que vai nos orientar a conduzir o partido nos próximos anos”, declarou Sileno.
Prefeitos(as) eleitos(as) pelo PSB em 2024
1 – Abreu e Lima – Flávio Gadelha (reeleito)
2 – Afogados da Ingazeira – Sandrinho Palmeira (reeleito)
3 – Agrestina – Josué Mendes (reeleito)
4 – Água Preta – Miruca (reeleito)
5 – Altinho – Marivaldo Pena
6 – Angelim – Caíque
7 – Betânia – Bebe Água
8 – Bonito – Dr. Ruy
9 – Capoeiras – Nêgo do Mercado (reeleito)
10 – Carnaíba – Berg Gomes
11 – Cumaru – Zeneide Medeiros
12 – Dormentes – Corrinha de Geomarco
13 – Ferreiros – Zé Roberto (reeleito)
14 – Flores – Gilberto Ribeiro
15 – Frei Miguelinho – Lindonaldo da Farinha
16 – Garanhuns – Sivaldo Albino (reeleito)
17 – Iati – Camila Souza
18 – Ingazeira – Luciano Torres (reeleito)
19 – Itacuruba – Juninho Cantarelli
20 – Itapetim – Aline Karina
21 – João Alfredo – Zé Martins
22 – Lagoa Grande – Catharina Garziera
23 – Machados – Juarez da Banana
24 – Mirandiba – Dr. Evaldo
25 – Panelas – Ruben Lima
26 – Primavera – Jeyson Falcão
27 – Recife – João Campos
28 – Ribeirão – Carol Jordão
29 – São José do Belmonte – Vinicius Marques
30 – São Lourenço da Mata – Vinicius Labanca
31 – Solidão – Mayco da Farmácia
2º turno
Paulista – Junior Matuto