Após infecções por vírus HIV, CFM cobra investigação do Ministério da Saúde

Órgão reiterou às autoridades a necessidade de que laboratórios de análises clínicas, “em especial os que prestam serviços ao SUS

Redação
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

 

Após as denúncias de contaminação pelo vírus HIV de seis pessoas transplantadas no Rio de Janeiro, o Conselho Federal de Medicina cobrou do Ministério da Saúde “assumir sua missão e apresentar respostas para não comprometer a credibilidade no funcionamento do sistema nacional de transplantes de órgãos em todo o País”. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o plenário do CFM pediu também que as autoridades tenham “máxima transparência e celeridade na condução das investigações, com a responsabilização de indivíduos, empresas e órgãos públicos”.

O órgão reiterou às autoridades a necessidade de que laboratórios de análises clínicas, “em especial os que prestam serviços ao SUS, sejam alvo de fiscalização ostensiva da Vigilância Sanitária, com a cobrança de efetivo cumprimento de critérios e protocolos adequados ao seu funcionamento”.

“Trata-se de situação inadmissível que aponta fragilidades na gestão de uma área de alta complexidade no campo da saúde, expondo a vida de inúmeros brasileiros”, diz um trecho da nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *