Espetáculos do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ estreiam em Pernambuco

A partir de hoje (17), Araripina e Surubim vão receber apresentações culturais gratuitas de teatro, música e literatura

O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, vai estrear a circulação nacional em Pernambuco, com a programação toda gratuita. Entre 17 a 19 de outubro, Araripina receberá peças de teatro, música e literatura de artistas e companhias gaúchos. Em seguida, as apresentações do Circula Sesc estarão em Surubim, entre os dias 24 e 26. O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.

Em Araripina, as apresentações serão realizadas de 17 a 19 de outubro, em escolas, na Faculdade Fafopa e na sede da Banda Maestro Alvoro Campo. No Sesc Ler Araripina as apresentações serão abertas ao público e terão, no dia 17, às 20h, “Show Povo Bantu”, com Marguerite Silva Santos, Gilberto Oliveira, Tati Rodrigues e Fatima Farias. Haverá ainda espetáculos de “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk”, da Cia Stravaganza, no dia 17, às 16h30, e nos dias 18 e 19, às 19h.

Já em Surubim, as apresentações gratuitas do ‘Circula Sesc – Artistas gaúchos pelo Brasil’ passarão por escolas públicas entre os dias 24 e 26. O público poderá conferir a performance literária de “Entre causos e gaitas”, com Rafael De Boni, “Manifesto de uma mulher de teatro”, do Oi Nóis aqui traveiz, e a apresentação Musical “Power Folklore”, do Yangos.

“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.

“Nossa curadoria avaliou 525 propostas para a seleção dos contemplados – 24 projetos de artes cênicas, 24 projetos de música e 24 projetos de literatura – que, agora, serão apresentados pelo Brasil em uma grande vitrine para fomentar e incentivar os nossos talentos e a cadeia criativa gaúcha, que é tão pujante. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história”, complementa.

No próximo mês, será a vez de Caruaru receber a agenda cultural do Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil. Entre os dias 17 e 19 de novembro, os moradores da cidade poderão conferir apresentações de ‘Medéia’, do teatro Por Que Não?, Transfusão, de Viridiana e o “Escrevendo o Eu: Oficina de Memórias Literárias”, de Dafne Regina/Montenegro.

O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre. O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.

Programação:
Araripina – 17/10 a 19/10
Surubim: 24 a 26/10
Caruaru: 17 a 19/10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *