Sem o sinal do processo de transição administrativa, prefeito eleito Andrei Gonçalves teme encontrar máquina recheada de problemas
Redação
O prefeito eleito de Juazeiro, Andrei da Caixa (MDB) deu sinais de que poderá receber uma herança maldita da administração Suzana Ramos (PSDB). Ele ainda não recebeu dados sobre a saúde financeira do município e enfrenta problemas no processo de transição administrativa.
“Temos problemas sérios no IPJ, SAAE, no antigo financiamento do saneamento onde parcelas não foram pagas e que foram repactuadas no contrato. Então, temos muitas intervenções financeiras que precisamos discutir”, disse o gestor eleito durante visita à Câmara Municipal nesta terça-feira (22). Ele ainda mostrou sua preocupação sobre o abandono das obras de construção do Parque da Cidade iniciadas no governo do ex-prefeito Paulo Bomfim (PT). “O projeto faz parte de um convênio entre o município e Caixa Econômica, mas assim que assumirmos iremos observar o andamento desse convênio. Existe ainda uma questão fundiária que deverá ser resolvida”.
Governo do Estado libera obra
Andrei revelou alguns projetos que foram discutidos com o Governo do Estado com as presenças dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV). “A População de Juazeiro clama por infraestrutura e a gente não poderia deixar de fazer isso a partir do próximo ano. Conversamos também sobre a pavimentação asfáltica da estrada do Salitre ligando os municípios de Juazeiro e Campo Formoso. Neste caso ficou acertado que a obra será iniciada em Juazeiro. Ainda na reunião tratamos dos problemas na saúde, conseguimos quatro escolas de tempo integral para serem construídas nos distritos de Itamotinga, Salitre e nos bairros Quidé e João Paulo II. As licitações para construção dessas escolas estão previstas para o inicio do ano de 2025”.
Revitalização e urbanização dos canais
Sobre os problemas causados pelas chuvas, Andrei lamentou não ter condições de realizar algo porque não assumiu a cadeira. “A responsabilidade de fazer algo é da prefeita Suzana Ramos por está na cadeira. O nosso compromisso de campanha começou a ser cumprido através de conversas com os governos estadual e federal sobre a revitalização e urbanização dos canais, pois isso é uma prioridade de nosso governo. Existe uma conversa com o ministro da Casa Civil [Rui Costa] para que seja liberado mais de R$ 200 milhões através do PAC”.
Carnaval 2025
Para o Carnaval 2025, o futuro gestor disse que alguns detalhes estão sendo planejados. “Conversamos com o governo do estado sobre patrocínio e com a polícia militar sobre alguns modelos no ponto de vista de segurança, mas a gente só vai entrar mesmo nessa discursão assim que a transição administrativa estiver funcionando”.
Relação Executivo e Legislativo
Sobre o relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo, Andrei afirmou que a Câmara Municipal, através de seus pares têm autonomia para decidir suas decisões. “O nosso relacionamento será cordial. O nosso projeto é Juazeiro ouvindo a câmara, associações e conselhos de classe”.
Para o futuro presidente da Câmara Municipal, vereador Mitu do Sindicato (PCdoB), essa união é importante entre os dois poderes. “Estamos com muita vontade de trabalhar, Juazeiro precisa muito da gente”.