Aneel define bandeira amarela para novembro, e contas de luz terão alívio em novembro

Decisão foi tomada em razão da melhora das condições de geração de energia no país

Energia elétrica
Energia elétrica – Foto: Freepik/Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que irá aplicar a bandeira amarela nas contas de luz em novembro. Isso representa um alívio, nas contas de luz, já que neste mês de outubro está sendo cobrada a bandeira vermelha 2.

Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877 cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia, com exceção de Roraima, a partir de 1º de novembro.

A decisão foi tomada em razão da melhora das condições de geração de energia no país, segundo a Aneel.

“Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, afirma o texto.

A bandeira tarifária funciona como uma forma de sinalizar para o consumidor o custo real de geração de energia. Esse custo fica maior quando chove menos, porque é necessário acionar mais termelétricas.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *