Dos 20 prefeitos candidatos nas 26 capitais brasileiras, 16 tiveram sucesso e foram reeleitos nas Eleições Municipais de 2024. O número leva em conta os resultados do primeiro turno, realizado em 6 de outubro, e os do segundo turno, realizado neste domingo (27/10).
Dez dos 16 vitoriosos foram reeleitos já em primeiro turno, ao obterem 50% mais um dos votos válidos. Já seis prefeitos buscando a reeleição avançaram para o segundo turno e tiveram sucesso neste domingo. Pela regra eleitoral, todas as capitais poderiam ter segundo turno, pois possuem mais de 200 mil eleitores.
Foram reeleitos os seguintes prefeitos de capitais:
- Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória, Espírito Santo;
- João Campos (PSB) no Recife, Pernambuco;
- Bruno Reis (União Brasil) em Salvador, Bahia;
- João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Maceió, Alagoas;
- Eduardo Braide (PSD) em São Luís, Maranhão;
- Dr. Furlan (MDB) em Macapá, Amapá;
- Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista, Roraima;
- Tião Bocalom (PL) em Rio Branco, Acre;
- Topázio Neto (PSD) em Florianópolis, Santa Catarina;
- David Almeida (Avante) em Manaus, Amazonas;
- Cícero Lucena (PP) em João Pessoa, Paraíba;
- Adriane Lopes (PP) em Campo Grande (MS);
- Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre (RS);
- Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte (BH); e
- Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, São Paulo.
Não reeleitos
Houve quatro prefeitos de capitais que não tiveram sucesso já em primeiro turno. Eleitos em 2020, José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza (CE), e Edmilson Rodrigues (PSol), em Belém (PA), ficaram em terceiro lugar na disputa. Sarto teve 11,75% dos votos e Edmilson, 9,78%.
Também não conseguiu se eleger Rogério Cruz (Solidariedade), que foi eleito vice em 2020 em Goiânia e assumiu o mandato em 2021, após o falecimento do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), que morreu em decorrência da Covid. Na disputa deste ano, Rogério ficou em sexto lugar no primeiro turno, com 3,14% dos votos.
A quarta capital onde o prefeito não se reelegeu foi Teresina (PI). Na capital piauiense, o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), acabou a disputa em terceiro lugar, com apenas 2,20% dos votos válidos. O vencedor da eleição foi Silvio Mendes (União), eleito no primeiro turno com 52,19%. Mendes já havia chefiado Teresina anteriormente, de 2005 a 2010.
Do Metrópoles.