Deputado Ricardo Maia e pai brigam por domínio de fazenda em Ribeira do Pombal
Em outubro, o parlamentar enviou um funcionário para derrubar com um trator a cerca e a portaria do local
Uma fazenda em Ribeira do Pombal, localizada no nordeste baiano, se tornou alvo de disputa judicial entre o deputado federal Ricardo Maia (MDB-BA) e o seu pai José Edson Brito Maia, de 76 anos, conhecido como Zelitão. A briga deve-se ao domínio da propriedade, ambos dizem que detém o controle do local.
Nesse sentido, no mês de outubro, o emedebista enviou um funcionário para derrubar com trator a cerca e a portaria do espaço, após o pai passar uma corrente na propriedade, segundo informações da coluna Tácio Lorran, do portal Metrópoles.
Ao colunista, Maia disse: “Então a cancela é minha. Quebrei o que é meu. Não quebrei nada dele. Eu mandei meu funcionário pegar a máquina e arrancar a cancela”.
Devido ao ato, Zelitão registrou dois boletins de ocorrência em uma delegacia local, alegando que o parlamentar tentou invadir as suas terras. O idoso também afirma que possui um documento registrado em cartório que lhe dá posse do terreno.
A guerra é fruto de um desentendimento entre pai e filho, que desde 2021, deixaram de se falar. Deste mode, eles vão se tratando como “inimigos” e o confronto sobre a terra vem aumentando.
“Ele quer tomar tudo que eu tenho. Ele quer tomar na ‘tora’ e se valer do status de deputado federal, porque nada ‘bole’ com ele. Ricardo quer ser o Deus todo-poderoso. Como ele tem o cargo de deputado federal, ele acha que é superior a tudo”, afirmou o idoso ao colunista.
O município de Ribeira do Pombal, por sua vez, é o reduto político de Maia. Antes de se eleger deputado federal em 2022, o emedebista esteve à frente da prefeitura da cidade entre 2013 e 2020. Antes, ele também ocupou o cargo de vereador.