Federação decide que PT indicará primeiro vice da Assembleia na chapa à reeleição de Adolfo Menezes; deputado do PV protesta

A bancada da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) na Assembleia Legislativa decidiu, em reunião nesta terça-feira (12), que caberá ao bloco petista indicar, como representante do grupo, o candidato a primeiro vice-presidente na chapa à reeleição do atual comandante da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD). O único que discordou da deliberação foi o deputado Marquinho Viana (PV), que ameaçou lançar candidatura avulsa ao cargo.

A favor do PT, pesa o argumento de que é o maior da federação, com nove parlamentares. O PV e o PCdoB têm quatro parlamentares cada. “Seguimos o critério da proporcionalidade, e o PT, ao lado do PSD, tem a maior bancada na Assembleia, ao lado do PSD do presidente Adolfo. Esperamos que esse seja o entendimento de toda a Casa”, afirmou o líder da federação, Fabrício Falcão (PCdoB), ao Política Livre.

O nome do candidato do PT à primeira vice-presidência não foi definido no encontro. O líder do governo na Assembleia, o petista Rosemberg Pinto, é o favorito à indicação. Marquinho Viana, no entanto, disse na reunião de hoje que será candidato de qualquer jeito ao posto, mesmo contrariando a regra da proporcionalidade. Nada impede que haja bate chapa por qualquer um dos nove cargos da Mesa Diretora, incluindo a presidência na eleição que acontece em fevereiro de 2025.

Vale lembrar que Marquinho está em campanha aberta desde o final das eleições municipais para a primeira vice-presidência. Outro deputado que tinha interesse na cadeira era Vitor Bonfim, que apoiou a decisão da maioria na reunião. Vitor, inclusive, tinha o apoio da Executiva estadual do partido, sob o argumento de que Marquinho já ocupa atualmente um cargo na Mesa Diretora – o de segundo vice-presidente.

A disputa pela primeira vice-presidência é intensa porque a reeleição de Adolfo é considerada juridicamente insegura, por conta da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) que já decidiu de forma contrária a reeleição de presidente de Assembleias Legislativas numa mesma legislatura. É de praxe na Casa, no entanto, que o substituto imediato do comandante da Casa convoque uma nova eleição em até 30 dias após o impedimento do titular.

Da reunião da federação de hoje, ficou definido ainda que PCdoB e PV irão pleitear o mesmo espaço que tem hoje na Mesa Diretora, com Marquinho Viana e com o deputado comunista Zó do Sertão, que ocupa a quarta-secretaria.

Política Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *