Prefeitura Municipal de Sento Sé atende pedidos de povo indígena
A primeira alegria que a Prefeitura deu à comunidade foi garantir a abertura de poços onde serão instaladas as cisternas que serão instaladas pela SAJUC.
O programa do governo do estado de instalação das cisternas não prevê orçamento para as escavações dos poços, o que torna por vezes, impossível à comunidade receber o benefício, visto que os moradores não possuem equipamentos necessários ou tempo para executar o serviço.
Em diálogo entre as lideranças da Aldeia Atikum a Cacique Maria, da SAJUC Paulo Macêdo e de Juvenilson Passos representando a Prefeitura Municipal foi firmada uma parceria que garantirá a instalação de oito cisternas para o Povo Atikum.
A segunda alegria foi o trabalho que a prefeitura de Sento Sé iniciou hoje (13.11) fazendo a melhoria da estrada que dá acesso à Tribo Atikum.
As recentes chuvas danificaram a estrada e deixaria a população isolada, não fosse a ação da prefeitura.
A Cacique Maria de Fátima agradeceu ao secretário Juvenilson Passos que articulou os benefícios para a Aldeia e à prefeita Ana Passos: “Esse trabalho realizado pela prefeitura municipal prova que não estamos sozinhos. Recebemos recentemente a presença do Coordenador de Controle de Saúde Indígena da SESAI – Yssô Truká (Ailson dos Santos) que tem dialogado com os secretários nacionais do governo Lula. Ontem (12) foi publicada no Diário Oficial do Estado a construção de mais uma cisterna a partir do esforço do nosso Pajé Edier da Silva e, com a força de Tupã (Deus) e dos nossos encantados, veremos outras melhorias na nossa Aldeia. O Povo Atikum merece”, finalizou Maria.
ASCOM/ATIKUM