Deputados propõem obrigar organizadores de shows a fornecerem água de graça em Pernambuco
Proposta foi aprovada nesta terça (12), pela Comissão de Justiça (CCLJ)
Por: Nicolle Gomes, do DP
|
Foto: Jarbas Araújo |
Organizadores de shows e outros eventos artísticos do Estado poderão ser obrigados a oferecer água potável gratuita ou permitir que o público leve o item para consumo próprio foi aprovada nesta terça (12) pela Comissão de Justiça (CCLJ). O planeamento reúne contribuições de seis diferentes projetos de lei em tramitação na Alepe. Se aprovada pelo Plenário, a matéria terá 90 dias para entrar em vigor.
Critérios
De acordo com o texto, a determinação será válida para eventos com mais de mil espectadores, quando realizados em dias com temperaturas máximas superiores a 35° C. Nestas circunstâncias, também será exigida a disponibilização de sistemas de ventilação ou de coberturas com proteção solar na área reservada ao espetáculo, bem como no setor de filas.
Os organizadores ainda deverão instalar pontos de venda de alimentos e bebidas em locais de fácil acesso, assim como garantir a estrutura necessária para o rápido resgate do público em caso de intercorrências.
Relator
Relator da matéria, o deputado Joaquim Lira (PV) disse que o texto final é fruto de diálogo envolvendo os autores dos projetos e associações de bares e restaurantes. Ele lembrou que a iniciativa foi motivada pela morte de uma jovem universitária no Rio de Janeiro, em novembro de 2023, durante a realização do show da cantora norte-americana Taylor Swift.
“Em virtude do falecimento de uma fã, vários parlamentares se preocuparam em criar condições seguras para eventos aqui em Pernambuco, Estado que tem a tradição de promover grandes festas e espetáculos”, registrou.
Ana Benevides
Há quase um ano, em 17 de novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro, uma fã de Taylor Swift faleceu no primeiro show da cantora, que trazia, na época, sua turnê ‘The Eras Tour’ para o Brasil.
Ana Clara Benevides, 23 anos, morreu devido ao calor do local. Ela teve duas paradas cardiorrespiratórias. A jovem chegou a ser levada a um hospital, mas não resistiu. O exame necroscópico feito no IML da cidade mostrou que a vítima teria pequenas hemorragias no pulmão.
Na ocasião, foram colocados tapumes que fecharam a circulação de ar no Estádio Nilton Santos, no bairro de Engenho de Dentro, na capital carioca. Os fãs da cantora também foram impedidos de entrar com água e comida no show.
Após a situação, nos outros dias de shows, foi permitido que os fãs entrassem com alimentos e água, que também foram disponibilizados pela produtora T4F nas outras apresentações da cantora, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.