O homem do sal

Ele foi descoberto em 1993 nas minas de sal Chehrabad, Zanjan, Província do Irã. Os mineiros encontraram restos de corpo humano, um pé envolta em uma bota de couro, três facas de ferro, uma meia calça de lã, uma agulha de prata, uma liga, fragmentos de uma corda de couro, uma pedra de moagem, uma nogueira, fragmentos de cerâmica, fragmentos de têxteis intrincadamente desenhados e vários ossos quebrados.
A aparência do homem, marcada por cabelos longos, barba e um brinco dourado na orelha esquerda, sugere que ele tinha um status social alto.
Mais tarde, cinco corpos, incluindo uma mulher, foram descobertos. Estudos em Oxford e Cambridge dataram os dois primeiros homens salgados para a era sassânida (224-651 d.C.) e os outros para o período aquemênida (550-330 a.C.).
Este Homem Salgado em particular, datado de 1 700 anos atrás, tinha o tipo sanguíneo B+ baseado na análise do cabelo. Seus restos mortais estão agora exibidos no Museu do Irã Antigo, Teerã.
(Créditos da foto: Ali Majdfar. Nota: as fotos protegidas por direitos de autor mostradas aqui são publicadas com a permissão do autor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *