Ex-deputado Antônio Barracão e a cidade de Petrolina

O deputado estadual Antônio Barracão provocou disputa regional e um frisson no governo Castelo Branco
Antônio Barracão, foi deputado estadual por Pernambuco. Filho do inquestionável líder político e prefeito de Petrolina, João Barracão, Antônio Barracão seguiu adiante, com os votos da população sertaneja, com protagonismo de Petrolina. Sob a inspiração de sua família e capacidade rara do diálogo com sua temperança socialista, Antônio Barracão, foi indicado prefeito da recém emancipada cidade de AFRÂNIO, ainda nos dias do governo João Goulart que herdara a gestão do improvável Jânio Quadros que renunciou o mandato.
Antônio Barracão tinha seus sonhos, tinha a fidelidade dos amigos, conhecera em casa, na companhia do pai João Barracão, o governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães. E para seu currículo político, governar uma cidade com o simbolismo de Afrânio, cidade fronteiriça do Piauí, uma cidade que carregava o nome do engenheiro Afrânio de Mello Franco, ex ministro de Viações e Obras.
Com a interrupção do governo João Goulart e instalação abrupta da ditadura militar, o nome de ANTÔNIO BARRACÃO, indicado prefeito, foi impedido de governar pelo então presidente Humberto Castelo Branco, conforme pedido de correligionários liderados pelo então deputado federal Nilo Coelho. A família Coelho apoiou o regime militar desde a primeira hora. E Antônio Barracão poderia ser “uma pedra de tropeço” para a condução política de Nilo Coelho que fora indicado um ano depois para o governo biônico de Pernambuco. João Barracão era o principal adversário da da família Coelho em Petrolina. E seria incômodo um Barracão fazer sombra eleitoral. Afrânio acabara de se emancipar. E isso soava estratégico para as disputas políticas em Petrolina nas circunstâncias daqueles dias turbulentos da ditadura em sua gênese.
Antônio Barracão era a garantia de espaço político em Pernambuco por tudo que girava em torno de seu pai João Barracão que soube cultivar amizades expressivas pelo estado e com pessoas no âmbito federal.
Por Marcelo Damasceno – Rádio TRANSRIO FM
Juazeiro e Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *