Senador critica restrições de Flávio Dino a emendas parlamentares: ‘Fez uso e agora se mete’
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou nesta segunda-feira (9) o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, pelas restrições impostas às verbas de emendas parlamentares, ao dizer que Dino fez uso do recurso quando fazia parte do parlamento e agora, à frente da Corte, “se mete” no tema.
“Eu pesquisei que quando o ministro Dino foi deputado federal ele fez uso das emedas por quatro anos seguidos. Honestas, colocou emendas para o seu estado de forma decente e honesta como fazemos nós. E agora, ele se intromete, se mete e usurpa a prerrogativa do Congresso”, disse no Plenário do Senado.
“Este Senado tem culpa nisso porque não cortou lá no início, quando as coisas começaram a ruir com as decisões do ministro Alexandre de Moraes.”
O senador disse ainda que se os Poderes se respeitassem, esse “vexame” não estaria acontecendo. A fala do senador foi feita após Dino ter rejeitado o pedido do governo Lula (PT) que pedia mudanças na decisão do tribunal sobre as emendas parlamentares e mantido as restrições.
As emendas são uma forma pela qual deputados e senadores conseguem enviar dinheiro para obras e projetos em suas bases eleitorais e, com isso, ampliar seu capital político. A prioridade do Congresso tem sido atender seus redutos eleitorais, e não as localidades de maior demanda no país.
Mariana Brasil, Folhapress