Algumas pessoas desejam viver eternamente ou, no mínimo, ter tempo suficiente para realizar todos os seus sonhos. Mas qual será o segredo da longevidade? O cearense João Marinho Neto responde a essa pergunta: alimentação saudável e praticar o bem. Ele se tornou o homem mais velho do mundo, aos 112 anos e 52 dias, após a morte de um britânico, nesta terça-feira (26), também aos 112 anos.
A informação foi confirmada pela LongeviQuest, uma plataforma que se apresenta como o “principal banco de dados sobre a vida e as idades das pessoas mais velhas do mundo”.
Anteriormente, ele já havia sido reconhecido como o homem mais velho da América Latina. Em entrevista à Jangadeiro, o filho caçula, Marcos Vinicius Marinho, de 40 anos, compartilha um pouco da história de seu pai.
João Marinho Neto nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape. Ainda na infância, mudou-se com a família para Apuiarés, onde vive até hoje.
Atualmente, mora em um abrigo, por escolha própria. O cearense foi casado duas vezes, mas ambas as esposas já faleceram. Sua família é grande: são sete filhos, embora uma delas já tenha falecido.
Segundo sua cuidadora, Aleluia Almeida, o idoso gosta de comer ovo de galinha caipira, farinha e não dispensa uma rapadura e uva após o almoço.
“Eu chamo ele de paizinho. Para ele chegar a essa idade, foi a alimentação. Ele é humilde. Antes, ele fazia bonecos de isopor para presentear no Dia das Crianças”, relatou à reportagem.
Atualmente, João Marinho Neto colhe os frutos do bem que plantou ao longo da vida. Em um vídeo enviado à Jangadeiro, é possível perceber o carinho com o qual o idoso é tratado. Usando óculos escuros e uma camisa preta, ele solta uma boa gargalhada ao ser elogiado como “lindão”.
Do Jornalismo Jangadeiro.