|
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, comentou sobre a possibilidade da realização de um novo concurso para magistrados. O presidente conversou com jornalistas na quarta-feira (18) e comentou sobre a organização de concursos para o TJPE e fez um balanço da sua gestão.
De acordo com o desembargador, Pernambuco tem um déficit de 100 juízes e que o processo para fazer um concurso para magistrados leva cerca de um ano e seis meses. Para suprir esta carência de profissionais, o TJPE lançou este ano um concurso com 30 vagas para o cargo de juiz substituto, com salários de R$ 34.052,96, além da formação de cadastro reserva.
Ricardo Paes Barreto disse que um novo concurso será realizado caso não haja profissionais suficientes aprovados para o certame em vigência.
“Vamos nos esforçar e faremos um segundo concurso, dependendo da quantidade de candidatos que forem passando para as etapas subsequentes. Nós podemos já fazer um em cima do outro para que a gente possa suprir, no mínimo, 40 ou 50 juízes numa primeira oportunidade”, afirmou.
“Nós oferecemos 30 vagas [no concurso atual]. Se só passarem 20, nós já temos dez vagas sobrando. Não vamos esperar um ano e meio [para fazer um novo concurso]. Vamos fazer um novo concurso para que a gente tenha mais velocidade na chegada de novos juízes e juízas”, complementou.
O presidente do TJPE também disse que a realização dos concursos para magistrados são complexos, uma vez que possuem muitas etapas e requisitos. “Mas nós vamos enfrentar todos os que forem necessários”, garantiu.