Bolsonaro sugere uso da Lei Rouanet após ‘Ainda Estou Aqui’ faturar Globo de Ouro
Fernanda Torres venceu a estatueta na categoria de Melhor Atriz no último domingo (5)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) causou polêmica ao comentar, de forma indireta, sobre a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025. A atriz foi premiada por sua atuação em Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles, que tem sido amplamente celebrado como um marco do cinema nacional.
Bolsonaro insinuou que o governo Lula estaria priorizando recursos da Lei Rouanet em detrimento de outras áreas, ao repostar um vídeo de dezembro que criticava a “indústria das balsas” em Goiânia. Em seguida, ele alfinetou: “O investimento em infraestrutura é negligenciado pela gestão Lula e, curiosamente, nunca foi cobrado por outros governantes do passado. Enquanto isso, a Rouanet?”, questionou.
A declaração foi dada no dia seguinte à conquista de Fernanda Torres, levantando um debate nas redes sociais sobre o uso de recursos públicos em produções culturais. Porém, a informação compartilhada pelo ex-presidente não procede.
O filme Ainda Estou Aqui, uma produção original do Globoplay, não recebeu recursos da Lei Rouanet. De acordo com as regras vigentes, a produção sequer tinha autorização para captar verba via essa lei, o que desmente a sugestão de Jair Bolsonaro.
O caso reacendeu discussões sobre a percepção do uso de incentivos culturais e os desafios enfrentados pelo setor audiovisual brasileiro.