Possível causa da artrose, síndrome fêmoro-acetabular gera dor no quadril
A síndrome fêmoro-acetabular é uma patologia no quadril que vem sendo atribuída como uma das causas do surgimento da artrose de quadril em adultos jovens. Essa síndrome é usualmente observada em pessoas fisicamente ativas e gera uma dor na parte anterior do quadril ou na virilha, com piora nos movimentos de flexão e rotação articular.
A articulação do quadril é redonda e profunda, mas não completamente congruente, pois ela possui uma torção natural para frente. Na síndrome fêmoro-acetabular ocorre um impacto nesta região anterior entre as estruturas ósseas que compõem a articulação (cabeça do fêmur e acetábulo), gerando, a longo prazo, lesão na cartilagem articular. Além da sensação dolorosa, algumas pacientes têm estalos no quadril e podem sentir a articulação “travar”, principalmente em movimentos de flexão (dobrar o quadril para cima).
O desequilíbrio muscular mais presente na síndrome fêmoro-acetabular é uma ação exagerada dos músculos posteriores da coxaem detrimento à ação do músculo glúteo máximo, principalmente em movimentos que envolvam algum tipo de agachamento. Esse desequilíbrio pode também estar presente nacaminhada e na corrida.
Uma sugestão para reverter este quadro é oexercício da ponte: deite de barriga para cima, com as pernas dobradas. Eleve o quadril do chão buscando contrair somente o glúteo, deixando os músculos posteriores da coxa relaxados. Você verá que não é tão simples como parece, mas após alguns dias de treinamento esse padrão de contração é aprendido pelo cérebro e beneficia amecânica do quadril.
Fonte: Euatleta