UPA de Juazeiro atende mais de 100 pacientes em 24 horas e mantém os serviços normalmente, apesar de infiltrações no prédio pela água da chuva
As chuvas intensas que caíram durante o fim de semana na região causaram infiltrações em alguns pontos do prédio da Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro. Atenta às demandas, a equipe de manutenção agiu rápido na correção do problema e os serviços seguiram normalmente.
Segundo o secretário de saúde do município, Helder Coutinho, 24 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe administrativa da UPA atenderam mais de 100 pacientes em apenas 24 horas.
Desde que assumiu, a nova equipe encontrou a UPA com problemas graves com estrutura física precária, falta de equipamentos, medicamentos e profissionais. Na última quinta-feira (9), a Prefeitura de Juazeiro decretou situação de emergência na saúde, por conta do quadro crítico nos serviços e do alto endividamento, que inclui a falta de pagamento da folha de dezembro e do 13° de parte dos servidores.
Como medida emergencial e para amenizar os problemas, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, estiveram na UPA e entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade e à Maternidade Municipal. O investimento foi de R$ 700 mil.