Dom José Rodrigues deixa legado de fé e esperança em sua trajetória de vida
Grazzielli Brito – Ação Popular
O falecimento do Bispo dos Excluídos, como ficou conhecido mundialmente, causou comoção por parte de todos, em especial, no Vale do São Francisco. O sentimento é de profunda tristeza pela perda de um ser humano com uma trajetória de vida pautada na Fé, na Esperança e na sua Coragem. Dedicou sua vida em defesa dos mais pobres ao longo de décadas.
Dom José Rodrigues nasceu no Estado do Rio de Janeiro, em 1926, e direcionou sua vida ao estudo da religião. Fez o Curso de Especialização em Catequese e Pastoral na Bélgica. Voltando ao Brasil, trabalhou nas Missões em São Paulo, Minas, Paraná e Amazonas. Em 1975 foi ordenado bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro.
Aqui em Juazeiro traçou uma trajetória de verdadeira luta em favor dos mais pobres. A construção da Hidroelétrica de Sobradinho desalojou 72 mil pessoas, que tiveram o apoio e a dedicação de Dom José. Esta foi a sua primeira grande luta pelos direitos dos pobres do sertão, na qual ele se envolveu, enfrentando inclusive a ferocidade da ditadura militar.
Todo esse empenho pela justiça e pelos mais carentes despertou a ira dos grandes proprietários de terra e dos maus políticos, fazendo com que D. José fosse freqüentemente acusado de ter uma atuação mais política que religiosa.
Sua contribuição à Diocese de Juazeiro é inestimável. Promoveu várias Pastorais Sociais, criou o Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, foi o criador do projeto Cisternas Caseiras que armazena água da chuva, entre outras.
Homem corajoso que foi, prestou depoimento em numerosas CPIs, como a que investigou a grilagem na Bahia em 1977; na Comissão da Bacia do São Francisco em 1978, quando falou nos problemas causados pela construção da Barragem de Sobradinho – e na do Terror em 1981, entre outras. Participou de numerosos debates sobre a seca e a fome no Nordeste.
Em 1992 publicou-se sua biografia em alemão, já traduzida e publicada sob o título “O Bispo dos Excluídos: Dom José Rodrigues.”
Última entrevista de D. José Rodrigues ao Ação Popular
O Ação Popular reproduz na íntegra a última entrevista concedida pelo Bispo Emérito de Juazeiro, D. José Rodrigues, ao Jornal, em 2006, em que fez questão de copiar as perguntas e responder a próprio punho. Confira: