Veja a lista das empresas denunciadas no Procon-BA

Empresa de telefonia lidera ranking do Procon-BA de reclamações

Cadastro de Reclamações Fundamentadas foi divulgado pelo Procon-BA 

O Procon-BA divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do ano de 2013 nesta terça-feira (18). A empresa de telefonia Oi ocupa a primeira e a segunda posições do ranking (Telemar Oi – Telemar Norte Leste S/A – e Oi – TNL PCS S/A -, respectivamente) dos mais reclamados, somando 1699 reclamações.

 “A divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas reforça a natureza da prevenção, assegura ao consumidor a possibilidade de escolher melhor os fornecedores que irão contratar, além de permitir a promoção de políticas públicas para a defesa do consumidor”, afirmou, em nota, o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares. 

O órgão divulgou os 30 (trinta) fornecedores que lideraram o índice de reclamações fundamentadas registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), durante o ano de 2013.

O atual cadastro estadual engloba o período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013. No período, foram registradas  22.574 reclamações efetivas. As empresas de telefonia e os estabelecimentos comerciais lideramo ranking dos mais reclamados, segundo a assessoria de comunicação do Procon-BA.

Em nota enviada ao iBahia (veja abaixo na íntegra), a Oi afirmou que, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todo o país, está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI. A empresa ainda disse que investiu no ano passado R$ 6,3 bilhões, visando à expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga.

Segundo o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas 2013, os fornecedores mais reclamados foram:
Fonte: Sistema Sindec

Veja o posicionamento da Oi na íntegra:

A Oi informa que está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todo o país. Em 2013, a Oi investiu R$ 6,3 bilhões, visando à expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga.

Os investimentos no tripé Operações, Engenharia e TI realizados pela Oi vem promovendo importantes melhorias operacionais e na confiabilidade dos serviços e são o motor principal na redução de reclamações e na melhoria da experiência do cliente da companhia. Além disso, as operações de atendimento e de relacionamento com o cliente da Oi estão num processo de transformação – desde o investimento na renovação completa da plataforma de atendimento para uma tecnologia 100% IP (protocolo de internet) até à reengenharia de todos os processos resultantes dos feedbacks permanentes dos clientes, o que acontece após cada atendimento.

Todas as ações de melhoria implementadas pela Oi vêm refletindo nos números: de setembro de 2013 a janeiro de 2014, a Oi teve 25% de redução no volume consolidado de reclamações nos Procons de todo o país. Além disso, de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, as reclamações referentes à Oi na Anatel caíram 18%.

Reportagem iBahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *