Em jogo de arbritragem polêmica, Sport vence o Santa e é finalista do Nordestão

Leão da Ilha atuou com dois a mais em boa parte do jogo e bateu o rival por 2 a 1 no Arruda, confirmando vaga na decisão contra o Ceará

Yuri de Lira/Daniel Leal

 

Autores dos gols do Sport, Rithely e Patric comemoram no gramado do Arruda (Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)
Autores dos gols do Sport, Rithely e Patric comemoram no gramado do Arruda

A  vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida pelo Sport não poderia jamais ser desprezada ou tratada como um pormenor. O favoritismo existia. Nesta quarta-feira,  os comandados de Eduardo Baptista confirmaram a ida à final do Nordestão. Em um jogo com arbitragem polêmica, pênalti marcado e três expulsões injustas, o Leão venceu: 2 a 1. Aos rubro-negros, restaram as comemorações por voltar a protagonizar a decisão do torneio após 13 anos. Além do simbolismo de ter quebrado a hegemonia do rival em três temporadas. Ao Tricolor, ficaram as reclamações ao árbitro Sandro Meira Ricci. E também um fio de esperança em um time que conseguiu um esboço de reação mesmo quase todo o clássico com dois jogadores a menos.

O Santa Cruz começou, efetivamente, a perder a partida aos 18 minutos. Everton Sena fez duas faltas duras em sequência e recebeu o cartão

Rithely comemora primeiro gol do Leão (Paulo Paiva/DP/D.A.Press)
Rithely comemora primeiro gol do Leão

vermelho direto. Exagerado. Golpe duro para quem precisaria reverter uma vantagem adversária. Aos 31, Leandro Souza, que havia entrado no lugar de Raul para compor a zaga, mal entrou e cometeu um pênalti. Inexistente. Neto Baiano desperdiçou. Acertou a trave esquerda de Tiago Cardoso. Contudo, esse lance seria ainda preponderante para a sequência da partida.

Faltando cinco minutos para o término da etapa inicial, em uma falta de ataque, o mesmo Leandro Souza acabou tomando o seu segundo cartão. Era mais um expulso no lado tricolor. A torcida coral revoltou-se. Indignada com Sandro Meira Ricci, pediu até para os jogadores deixarem o gramado em forma de protesto. No intervalo, vários torcedores que não acreditavam mais em uma reviravolta deixaram o estádio.

Segundo tempo
Léo Gamalho empatou só com um minuto da etapa final. A partir daí, gestos irônicos da torcida do Santa Cruz para Ricci foram notados até o fim do jogo. “Expulsa mais um”, ecoava em uníssono. Gritos de olé a cada sequência de três toques dos corais. E aplausos sarcásticos para o adversários.

O Sport não se intimidou com a pressão psicológica das arquibancadas. Aproveitou-se da vantagem numérica. Com mais espaço para jogar, voltou a ficar na frente. Aos dez, Patric fez 2 a 1.  Depois, o jogo seguiu em um ritmo frio. A vaga estava destinada ao Leão da Ilha. Eduardo Baptista, inclusive, aproveitou para tirar peças importantes do time: Neto Baiano e Patric.Vica não podia fazer muita coisa. Ambos, esperaram apenas o apito final e contrastaram alegria e revolta. No fim do jogo, Sandro Meira Ricci ainda expulsou injustamente Felipe Azevedo no fim da segunda etapa. 

Ficha do jogo

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Everton Sena e Nininho; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Carlos Alberto (Pingo) e Raul (Leandro Souza); Flávio Caça-Rato (Memo) e  Léo Gamalho. Técnico: Vica.

Sport
Magrão; Patric (Bileu), Ferron e Durval (Oswaldo) e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Ailton, Danilo e Felipe Azevedo; Neto Baiano (Joelinton). Técnico: Eduardo Baptista.

Estádio:
 Arruda (Recife-PE). Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE. Assistentes: Albino Andrade Albert Júnior e Ricardo Bezerra Chianca, ambos de PE. Gols: Santa Cruz – Léo Gamalho; Sport – Rithely e Patric. Cartão vermelho: Santa Cruz – Everton Sena e Leandro Souza. Cartões amarelos: Santa Cruz – Leandro Souza; Sport – Danilo, Rodrigo Mancha e Felipe Azevedo.

 

Ainda no primeiro tempo, Leandro Souza foi expulso após entrada em Durval (Paulo Paiva/DP/D.A.Press)
Ainda no primeiro tempo, Leandro Souza foi expulso após entrada em Durval

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *