Policiais federais vão distribuir pizzas em protesto

 

Os policiais federais farão mobilizações nos aeroportos de todo o país, inclusive no aeroporto Internacional do Recife, onde a categoria irá distribuir pizzas, usar nariz de palhaço e realizar, pela primeira vez na história da PF, a vistoria sindical do terminal aéreo a fim de avaliar a segurança e as condições de trabalho dos policiais federais.

A mobilização acontece às 09h, onde agentes, escrivães e papiloscopistas também farão caminhada por todo o terminal aéreo, vestindo camisas pretas com o alerta: “SOS POLÍCIA FEDERAL”.

“Nesta quinta-feira (20) será comemorado o dia universal dos contadores de histórias, tipo de festejo nostálgico e encantador. Mas o que fazer quando os governantes também se transformam em péssimos contadores de histórias?”

“O objetivo do movimento é protestar contra os contos, lendas e fábulas, que são contadas aos cidadãos, como forma de esconder a péssima gestão dos recursos públicos e a corrupção. Enquanto são gastos bilhões em estádios e propagandas estatais, auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) têm alertado para as fragilidades dos aeroportos brasileiros nos últimos dez anos. Por isso serão checados vários itens relacionados à estrutura de segurança, recursos humanos e equipamentos, assim como o cumprimento dos protocolos de segurança no embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.”

Os resultados da inspeção sindical vão compor um relatório que será divulgado para a imprensa de cada estado na próxima semana, em coletivas que serão agendadas pelos sindicatos locais.

Os agentes federais relacionam a crise com politica de retaliações.

“Entre eles um boicote do Governo Federal depois das investigações do Mensalão, pois essa época deu início a um congelamento salarial que completa cinco anos, sem o reconhecimento legal das atribuições de nível superior exercidas desde 1996. O resultado é que, segundo dados oficiais, dez agentes federais abandonam a profissão a cada mês, fugindo de uma carreira sucateada pelo Governo Dilma. E como consequência, funções de fiscalização e policiamento têm sido terceirizadas ilegalmente, para pessoas sem capacitação profissional adequada”.

Segundo José Carlos Nedel, diretor de estratégia sindical, “hoje vivemos um risco maior de terrorismo e crimes transnacionais no Brasil, devido ao descaso do Governo com a Polícia Federal, órgão que possui a missão constitucional de policiamento dos aeroportos e fronteiras”.

“Em pleno século XXI, o país possui aeroportos brasileiros sem nenhum policial federal, onde não são cumpridos os protocolos de policiamento aeroportuário. E aeronaves saem desses aeroportos e pousam nos aeroportos internacionais. Um absurdo!”, completa Jones Borges Leal, presidente da federação.

Em Juazeiro da Bahia a reportagem do AP tentou contato com membros da categoria para saber se tinha alguma programação para o dia de hoje (20) e não conseguiu.

Com informações de Jamildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *