Escândalo político abala Dormentes
Da Redação
A campanha política eleitoral no Brasil já começou a esquentar e em Dormentes/PE não é diferente, nos últimos dias foi divulgado na imprensa um vídeo com um suposto aliciamento eleitoral com vantagens financeiras, onde dois candidatos a vereador do município alegam terem sido aliciados com dinheiro para que mudassem para o grupo de oposição. Os dois supostos aliciados pertencem ao grupo da candidata à prefeita Josimara Cavalcanti (PTB).
Nas gravações, que têm duração de quase 4 horas, Renicláudio Menezes e Cícero Carlos, ambos do PTB, são vistos conversando com um homem chamado por ‘Shangaia’, que entrega o valor de R$ 4,2 mil e afirma que foi “Roniere quem mandou”. O valor total da suposta negociata seria de R$ 20 mil e uma secretaria no futuro governo. Em outra filmagem é possível acompanhar toda a negociação, numa reunião que teve a presença de Renicláudio, Cícero, Roniere e um correligionário do postulante a prefeito, Gilvan Araújo.
Diante do fato, o candidato a vereador, Padre Josevan José, que também foi citado na negociata, divulgou uma nota na qual nega que tenha recebido qualquer proposta para mudar de lado. O padre, que também pertencia ao grupo de Josimara, inclusive retirou seu nome da disputa.
O candidato a prefeito Roniere Reis (PSB), está sendo acusado de tentar extorquir dois candidatos à vereadores, Reniclaudio Menezes e Cícero Carlos, através de proposta indecente para que os mesmos se vendessem (ser comprados) para o seu lado, através de um determinado portador. Por sua vez, os dois candidatos decidiram rejeitar a proposta, mostrando assim, que ainda existe gente honesta e de respeito no meio político, principalmente neste sertão sofrido. Os dois são ligados ao grupo de Josimara Cavalcanti (PTB). Diante da gravidade da situação, a denuncia foi protocolada no Ministério Público Estadual que está tomando as devidas providencias.
Acompanhe o diálogo abaixo, que acontece a partir dos 40 minutos da gravação:
Gilvan – Roniere, veja bem, vamos fazer um resumo, porque não adianta como é que se diz, só jogar o laço e num…
Roniere – E num chegar no lugar certo.
Renicláudio – E num amarrar, né. Assim, essa questão de Secretaria é uma coisa muito boa que você tá falando, apesar que todo mundo tem visão, como você acabou de falar… Eu acho que agora, Gilvan… é claro que a gente tem intenção numa secretaria mesmo, mas eu acho que agora não é o momento da gente tá… como ele já falou, tá questionando só a questão de Secretaria, se ele já tem a conversa que num amarrou com ninguém, aí com certeza ele… Elegendo ele vai tomar uma posição… Ele ta fazendo essa conversa com a gente, aí então eu acho que agora era hora de nós partir assim, Roniere, pro lado da questão financeira. Por que… eu não vou abrir mão duma candidatura dessa aí, ou pra ganhar ou pra perder, ou nadando ou remando. Eu tenho que permanecer e agora já tô dentro, se a gente entrar num consenso, o caba vai…
Roniere – Quanto é que tu tava pensando no caso pra, pra… Abandonar, pra fechar logo uma conta. Já ta em tuas mãos, eu e tu. Fala logo no assunto, ficar logo sabendo de uma vez.
Renicláudio – Não, faça sua posição.
Roniere – A posição é essa, aquela que falou lá naquele dia, lá.
Gilvan – Eles pediram quinze conto cada um, vamos direto ao assunto
Roniere – Pra num ficar conversando muito, aí vamos chegar logo
Renicláudio – Porque Gilvan me falou que você tinha como…
Cícero – Ajudar financeiramente, aí o que é que acontece se a gente retirar a candidatura
Roniere – E apoiar a gente.
Gilvan – Aí vocês pediram quinze mil
Renicláudio – Não, não é que eu falei diretamente quinze mil, não foi Gilvan?
Gilvan – não, você falou que isso era a proposta e que ia ver quanto ele podia ajudar. Se der bom pra vocês dois. Porque ele não só interessa ajudar vocês agora, como ajudar depois. Não adianta a gente chegar aqui e dizer “eu vou dar vinte mil”, “eu vou dar trinta mil” e quando for o ano que vem vocês chegar lá e pedir e ele dizer, não, eu te comprei. Ele não quer fazer isso.
Aos 50 minutos, uma negociação é diretamente jogada na mesa.
Roniere – Vou fazer uma proposta pra vocês aqui já ta incluindo pra agora, porque o futuro vocês sabem… – escrevendo o valor numa folha de papel. Por volta de 6 minutos depois, Roniere teria voltado a defender o acordo, ressaltando que não os enganaria após ser eleito.
Roniere – Voltando à nossa conversa aqui, eu te falei, você sabe como se diz, a questão da secretaria, é como eu disse: eu não tô aqui porque só faço um negócio com garantia, eu não posso, nenhum vereador hoje, porque se eu tivesse uma secretaria pra dar a cada um, a gente chegava junto, mas… a garantia aqui é assim a gente dá um espaço a vocês numa coisa que vá ajudar, não é uma coisa de colocar vocês num negócio isolado, que lhe ajude pra você fazer sua imagem política pro futuro…
Roniere então teria oferecido um “bônus” pela insegurança quanto à garantia pela sua secretaria. “Quanto é que tu acha que dá pra botar a D20 aí, litros de óleo, que aí eu pago como óleo…”, sugeriu.
Renicláudio – Não sei, eu não tenho visão dessas coisas não. Você veja aí, você dá sua proposta porque eu vejo aí, … eu não vou dizer como é que faz, vocês já alugaram muito carro, já deve saber, você não tá com carro alugado já…
Roniere – Na verdade eu não tenho nenhum ainda (…) Tu pegar um Fiat aí, tu interessava alugar assim pra eu fazer um aluguel pra tu colocar o carro, ou a gente colocar ou você queria um negócio pra tu mesmo ficar, como é, você ser motorista…
Renicláudio – Rapaz, eu acho que o interessante pra mim mesmo seria ficar porque assim eu ia lhe ajudar… E num ia ficar ouvindo piadinha, não é? Porque você sabe que o pessoal ia cobrar: você chega hoje com aquela coisa, o pessoal quando romper ‘vê eu’ naquela coisa, que eu fazer um negócio com você por um pacote de dinheiro.
Roniere – Aí você nem se preocupa, porque assim: se fechar aqui, a gente diz, não, eu aluguei o carro dele, isso é normal, aluguei o carro, você tem um carro alugado, e o negócio que coisa aqui, morreu aqui..
O fato é que a política dormentense está fervendo e, para esquentar ainda mais, o vídeo agora já está solto na internet, vale lembrar que toda gravação foi feita através de um relógio de pulso.
Com informações de Neya Gonçalves/Nossa Voz.