São João do Vale, mais uma vez, terá grandes atrações e muita polêmica
Da Redação
No sertão pernambucano, Petrolina, desponta como modelo de prosperidade com sua agricultura irrigada. Ainda que polarizada entre Juazeiro e Petrolina, a irrigação faz com que os efeitos da seca sejam minimizados e por isso a realização do ‘São João do Vale’ pela Prefeitura Municipal de Petrolina, não chama atenção do Ministério Público e Tribunais de Contas, atentos a realização de festejos juninos em cidades castigadas pela seca.
De toda forma muitos contestam a realização de um evento de grande porte com despesas anunciadas no valor de 8 milhões, onde muitas são as reclamações não somente acerca da estiagem, mas também sobre outra série de problemas.
A presidente do Sindicato dos servidores municipais, em greve até bem pouco tempo, questiona a realização da festa. “Não somos contra a festa, mas não adianta promover o megaevento para a população e não oferecer saúde e educação de qualidade. O que o prefeito quer é camuflar os problemas existentes”, disse Léia Araújo.
O líder da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Cancão (PSL), está de olho nos processos licitatórios para a realização da festa, uma vez que os dois últimos anos até o momento têm problemas em suas prestações de contas. “Esse ano as coisas estão ocorrendo da mesma forma, começando pela licitação, fui direto ao Ministério Público de Pernambuco, após sair do setor de licitação da prefeitura e saber que apenas a empresa ME Produções – a mesma que organizou o São João em 2012 – compareceu para concorrer”.
“Tem algo estranho aí. De novo a ME Produções? a mesma empresa de outro São João nunca explicado, que não tinha capital para bancar a festa e com todas as razões apresentadas? Quero voltar participar do leilão com um promotor ao meu lado. Essa licitação não pode acontecer mais desta forma. Vou acompanhar até as últimas consequências”, disse Cancão.
Inspirado na citação “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, do escritor Euclides da Cunha, o São João de Petrolina ocorre entre os dias 15 e 30 de junho. A programação foi divulgada na tarde de ontem (10) pelo prefeito Júlio Lóssio.
Confira:
20/06 – Israel Novaes, Estakazero, Ytalo & Maciel.
21-06 – César Menotti e Fabiano, Moleca 100 Vergonha, Brasas do Forró, Josildo Sá.
22/06 – Munhoz e Mariano, Tayrone Cigano, Forró Pega Leve.
23/06 – Vicente Nery, Alcimar Monteiro e Marcelo Porttela.
24/06 – Garota Safada, Léo Magalhães e Forró do Muído.
25/06 – Jorge e Mateus, Forró pegado e Flávio Leandro.
26/06 – Aviões do Forró, Forró dos Plays e Calypso.
27/06 – Gusttavo Lima, Desejo de Menina e Targino Gondim.
28/06 – Luan Estilizado, Tom Bahi e Chiclete com Banana.
29/06 – Grande Forró da Espora (Calango Aceso, Louro e Victor Santos, Edson e Bruno)
Cadê a Paula Fernandes?
Após divulgar a programação Lóssio alfinetou a cantora Paula Fernandes, cuja apresentação no evento do ano passado gerou bastante polêmica. A artista foi criticada pela imprensa e pelos próprios fãs, que alegaram antipatia da artista e um show monótono. “Quem não foi simpático no ano passado não volta este ano”, disse o prefeito.