“Odontomóvel ” chega a Sobradinho
A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, estão desenvolvendo no município a ação “Odontomóvel” de saúde bucal, do Programa “Saúde na Escola” .
O programa tem como público alvo crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos da rede pública de ensino e também a população indígena.
O Projeto Odontomóvel foi desenvolvido com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica em municípios do Estado da Bahia com carência nessa especialidade.
A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios, internamente equipados com a mais moderna tecnologia. Além de uma estrutura externa montada para o acolhimento dos pacientes.
De 10 a 16 de abril, os alunos cadastrados terão a acesso ao tratamento completo( extração, restauração, remoção de tártaro, profilaxia e prótese adesiva, quando necessária) no CEBEC, onde a estrutura foi montada.
Durante os sete dias , incluindo o sábado e o domingo, a previsão é de os profissionais realizem 980 atendimentos.
Destes, 50 serão para crianças e adultos da população indígena.
“Em Sobradinho existem 130 índios, com o serviço Odontomóvel vamos atender grande parte desta população que estava necessitando deste serviço para a melhoria da saúde bucal”, esclareceu Tiago Cruz, Odontólogo da Secretaria Especial de saúde indígena- Polo Juazeiro.
Para a maioria dos alunos cadastrados, esta foi a primeira consulta a um odontólogo. ” Eu nunca fui ao dentista e não tenho medo. Acho importante tratar dos dentes”, afirmou Vitória de Oliveira, 7 anos, aluna da rede municipal.
“Trabalhamos com a população carente e sentimos, de perto, a importância deste programa na prevenção e tratamento bucal. Ainda observamos um número elevado de extrações e isso nos preocupa, mas estimula a também aproveitar o momento da consulta para conscientizar sobre escovação e preservação da saúde bucal, garante Monalisa Pereira, Coordenadora do Odontomóvel.
A Prefeitura de Sobradinho garantiu toda a logística para o desenvolvimento do Programa e deu total apoio a equipe de profissionais.
“Este programa tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no estado e garantido ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. A implementação do “Brasil Sorridente”, significou um marco na mudança do foco da atenção em saúde bucal, porque visa avançar na melhoria da organização do sistema de saúde como um todo e garante o acesso a crianças a adolescentes a um atendimento odontológico de qualidade”, afirma Graça Carvalho, Secretária de Saúde do município.
Ascom Prefeitura de Sobradinho