Prefeito de Serra Talhada ameaça fechar BR caso não chegue ajuda para os flagelados da seca

Da Redação

O Exercito reuniu na quinta (03) em Petrolina, prefeitos e presidentes das COMDEC para participarem de encontro sobre Operação Carro Pipa, coordenada pelo Major Behrende. O evento foi realizado no auditório do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz ), Batalhão “General Victorino Carneiro Monteiro”. A reunião teve como finalidade esclarecer sobre o funcionamento do Programa Emergencial Operação Carro – Pipa do Governo Federal, que tem por objetivo distribuir água potável à população das localidades castigadas por períodos de seca ou estiagem nas regiões do semiárido nordestino.

Durante a reunião o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), saiu reclamando da falta de atenção e prioridade do Governo Federal, em relação principalmente ao repasse dos recursos prometidos para o pagamento de carros pipas. “Até o momento, não há previsão de liberação de dinheiro para os pipas. Isso é uma vergonha. Em Serra, tiraram 25 pipas que abasteciam as áreas críticas. Agora, nos prometeram 30 e até o momento nada”, reclamou Evandro.

Segundo o prefeito, o representante do Ministério do Exército, presente ao encontro, disse que não havia previsão da liberação dos recursos. Irritado, o prefeito ameaçou fechar a BR que dá acesso ao seu município em protesto. “Se até a semana que vem não houver dinheiro em conta para pagamento dos pipas iremos bloquear a estrada com ajuda do MST”, ameaçou.

Diante do fato, o senhor Domingos Sávio Alencar, que reside em Izacolândia/PE afirmou que dar apoiou ao prefeito de Serra Talhada. “Isso é uma vergonha para todos os municípios que estão sofrendo aqui no sertão, dou o maior apoio ao prefeito de Serra porque agente não pode deixar o povo sofrendo com a seca, em Petrolina pelo menos o prefeito colocou carros pipas, o Ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho é daqui da região e não está nem ai para gente. Cadê o ministro, será que ele não está sabendo que os agricultores estão sofrendo com a seca ou está se fazendo de cego?”, questionou.

Já o agricultor Gilberto Gomes, disse que os políticos estão preocupados com a campanha política eleitoral. “A culpa é do Governo do Estado e do Ministro da Integração Fernando Bezerra que não estão nem ligando pra isso, eles só querem saber de política para se engrandecer, quando é ano eleitoral vem com a lábia para conquistar o povo, e nós aqui sofrendo sem nenhum abastecimento de água”.

Por sua vez, o Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Petrolina, Milton Barbosa disse ser solidário as pessoas que estão sofrendo com a falta de água no interior. “Os números dizem que essa seca de agora é semelhante a que se passou aproximadamente há 40 anos, nós percebemos que o tempo passou e a formula não renovou e a situação continua a mesma. Algumas pessoas ficam jogando a culpa para o Exército Brasileiro, eu acho isso uma falta de respeito, pois o Exército não foi constituído para isso e sim para cuidar da soberania da nação e não para estar levando lata de água para ninguém”.

O problema de abastecimento de água não acontece somente em Petrolina, em Juazeiro a situação é a mesma. De acordo com o agricultor Francisco de Souza, da Fazenda Mulungu (Distrito de Pinhões), os pipeiros da sua região estão com pagamento atrasado há 20 dias.

“Tem mais de 20 dias que está tudo parado, fomos procurar o pipeiro da região e ele disse que não recebeu o pagamento, liga para o quartel e eles dizem que era para aguardar, a seca aqui está grande. Quem tem condições de comprar uma carrada de água ótimo, quem não tem passa sede. Precisamos de uma solução”, reclamou. Por sua vez, um proprietário de carro pipa denunciou que está ha mais de três meses sem receber pelos serviços prestados. Ele evitou se identificar temendo represália.

Com informações de Neya Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *