Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uauá tem Prestação de Contas aprovada

Thalita Bezerra/Ação popular

Aconteceu na última segunda-feira (20), na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Uauá, assembleia para Prestação de Contas das atividades realizadas pelo sindicato no exercício de 2014. Mais de 200 associados compareceram e aprovaram as contas do sindicato. Para o Presidente, João Bosco, a aprovação mostra que os associados estão satisfeitos como o trabalho, especialmente na condução dos gastos da entidade.

sindicato2

“É muito bom poder apresentar para a categoria todo um balanço de lutas políticas e de organização da categoria que o Sindicato vem desenvolvendo, e poder fechar um exercício financeiro com saldo positivo nos estimula a trabalhar ainda mais pelo fortalecimento do nosso Sindicato, pois isso fortalece a luta da classe trabalhadora como um todo”, disse.

sindicato3

Nova eleição

Ainda assim, João falou como anda a escolha da nova diretoria. “A eleição acontece no mês de outubro e a nossa candidata será Edileide de Santana, queremos dar continuar ao trabalho”. Sobre os comentários de que o ex-prefeito Jorge Lobo vai criar uma chapa com uma participante da atual administração para as eleições deste ano, ele foi direto.

sindicato4

“Comentários sempre tem, sabemos que ele tem interesse de usar o sindicato para campo político, mas na eleição passada o candidato dele foi derrotado. Se estiver candidato dele vamos concorrer”.

sindicato5

Agricultura familiar

Além da aprovação, o presidente informou que durante a assembleia o vice-prefeito de Uauá, Jaime Santana, falou sobre a declaração de aptidão do trabalhador rural. “É um documento que dar acesso ao agricultor familiar a todas as políticas públicas do município”.

Prejuízos com extinção da EBDA

Por outro lado, ele lamentou a atitude do Governo em extinguir a EBDA. “Os prejuízos foram enormes, até porque nós tínhamos parcerias com os técnicos da EBDA por conta que não temos recursos suficientes para contratar técnicos e agora estamos impossibilitados de realizar alguns trabalhos no campo. Já estamos tendo algumas conversas com alguns políticos para buscar uma solução de como iremos conduzir esses trabalhos, inclusive já temos uma audiência marcada para o dia 27 em Salvador e recebemos a informação que a Bahiater vai se instalar em Juazeiro e vai coordenar os trabalhadores de assistência técnica nos municípios”.

Danos aos trabalhadores rurais

Ele disse ainda que com a extinção todos os programas da agricultura foram afetados. “Os produtores estão sem saber quem vão procurar para os futuros cadastramentos, inclusive do programa Garantia Safra, aqui em Uauá mais de 6 mil famílias são cadastradas na ADAB e 2900 no Garantia Safra”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *