Sindicato dos Comerciários de Juazeiro fecha acordo 2015
Ação Popular
Depois de alguns dias de negociações, e muito jogo de cintura, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro conseguiu na tarde desta quarta-feira (22) fechar acordo com o Sindicato Patronal referente a convenção coletiva de 2015.
Diante da situação em que se encontra a economia regional com inúmeros casos de postos de trabalho sendo desativados causando demissões, a categoria conseguiu o reajuste de 8% sobre o piso da categoria, e para os funcionários que ganham a cima do piso o reajuste foi de 6,5%. Esse percentual é superior ao de várias cidades de porte elevado do país, sendo que em alguns casos, sindicatos como o de Salvador não conseguiram resolver o impasse mesmo diante de manifestações.
De acordo levantamentos, os comerciários de Juazeiro conseguiram o maior piso salarial do Estado da Bahia. “Quanto juntar outras vantagens ao salário, os trabalhadores obterão um salário que pode ultrapassar a R$ 1 mil reais. Aqui na região são vários casos do não pagamento desse percentual a exemplo de prefeituras”, informou o presidente do Sindicato, Renato Sena.
A Convenção foi assinada nesta quarta-feira (22), seguindo para protocolamento na Superintendência Regional do Trabalho. A nova convenção passa a vale a partir de primeiro de janeiro. “Está garantido que o pagamento será efetuado de forma retroativa, além das outras cláusulas embutidas na convenção”, concluiu Renato.