Ex-prefeito rebate acusações

Luis Berti

Da Redação

O ex-prefeito Luis Berti contesta a denúncia da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do município de Sobradinho, Bahia, que o acusa de ter cercado área no Porto de Juacema sem a devida documentação. Segundo Luis Berti, a acusação trata-se de uma manobra política mal idealiza de seus adversários, que tentam denegrir a sua imagem, sem ética ou honestidade.

De acordo com o ex-prefeito, a versão dos fatos está de modo errôneo, uma vez que a propriedade citada na matéria do Blog de Geraldo José foi adquirida há 13 anos por sua esposa Maysa Maria Torres Sanjuan, de José Rodrigues. O fato é de conhecimento do Secretário do Meio Ambiente, Edizio Pinheiro, que declarou diante do jornalista Manoel Leão e demais testemunhas que ele foi intermediário na quitação do negócio.

Sendo assim, é de conhecimento do secretario que a propriedade na época já estava cercada, contudo devido ao desgaste natural ocasionado pelo tempo, a cerca encontrava-se deteriorada, além disso, ao realizar a V Copa de Vela em meados de 2011, a Prefeitura realizou um desmatamento ao qual destruiu parte da cerca, diante disso foi necessário fazer a reposição da mesma.

De acordo com o ex-prefeito, ao iniciar a construção da cerca ele adquiriu 0,25 hectares de Joselito e 0,44 hectares do vereador Cícero Alves. “Desse modo, cercamos estas áreas que adquirimos licitamente, as quais, somadas à área original, não ultrapassam a 04 (quatro) hectares. Ou seja, a área total da propriedade que se encontra devidamente cercada”, explicou.

Ainda segundo Luis Berti, a propriedade foi visitada pelo Secretário do Meio Ambiente, solicitado por ele. Entretanto, na reportagem, o acusam de ter cercado mais de 100 (cem) hectares. “Jamais fui convocado para qualquer tipo de esclarecimento em órgão ambiental. Procurei o secretário por iniciativa própria”, assegurou.

Ele ainda enumerou outros fatos comprobatórios: “Nunca comprei terra do senhor Valmir, nem muito menos da senhora Maria de Fátima, além do mais, o mesmo não é dono de restaurante no Porto de Juacema (…); quanto às acusações de cercar a estrada que dá acesso ao Porto Juacema e cometer crimes ambientais, esclareço que o acesso ao Porto por todos os lados permanece livre e pode ser verificado. Fato que comprova a leviandade do jornalista que apresenta a matéria. As áreas existentes no entorno da Juacema foram doadas aos primeiros proprietários pela CHESF, conforme pode ser confirmado no acervo documental da empresa. Todas elas foram tituladas, e diversas delas já foram vendidas, a exemplo da nossa. Portanto, até hoje não são de patrimônio público (…); quanto à vegetação nativa, lamentavelmente, encontra-se totalmente modificada desde que o grande reservatório foi formado, ficando submersa toda a mata ciliar. Até mesmo porque a área é muito pequena e já foi explorada por outros proprietários que nos sucederam. É importante salientar que a definição das áreas preservação permanente ainda é o grande conflito no debate do novo Código Florestal, principalmente em relação aos lagos artificiais(…); a afirmação de que foram queimadas algumas mangueiras é mais uma mentira ardilosa do jornalista. Fato que pode ser verificado pelo secretário de meio ambiente no momento em que esteve na propriedade. Não havendo, inclusive, qualquer notificação sobre qualquer evento ocorrido na área, por parte do mesmo ou por parte da marinha, conforme mencionado na matéria”.

Segundo Luiz Berti, é do conhecimento de todos que existe ao longo das margens do Rio São Francisco, e consequentemente do lago de Sobradinho a divisão das áreas por proprietários, mediante cercas até o nível da água, como forma de impedir a passagem de animais para as áreas agricultáveis. “Desse modo, com aumento progressivo do nível da água no lago em função do excesso de chuvas nas cabeceiras do rio, as áreas estão sendo inundadas gradativamente, e como pode ser observado nas propriedades circunvizinhas, existem diversos cercados dentro do lago”, exemplificou.

Para o ex-prefeito o detalhamento dessas questões visa esclarecer a sociedade o nível de maledicência e despreparo da assessoria de comunicação do prefeito de Sobradinho. “Espero que a atual gestão cumpra seu papel, garantindo dias melhores para o povo de Sobradinho. Pois chega de tanta incompetência, inoperância e perseguição,” concluiu Luiz Berti.

Com informações do Blog de Geraldo José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *