Com apoio da Prefeitura, Sobradinho realizará o Flisol- Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre
No próximo sábado, 25, às 17 horas, acontecerá na Praça Geraldo Silva em Sobradinho, o Festival latino-americano de instalação de Software Livre, o maior evento de divulgação de software livre que acontece, simultaneamente, em várias cidades da América latina.
O objetivo do evento é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.
Sobradinho está entre os cinco municípios baianos que vão participar desta manifestação que conta com o apoio logístico da Prefeitura, através da chefia de gabinete, colocando assim o município numa discussão atual que concede aos usuários a liberdade de controle na execução e adaptação a sua computação e processamento de dados às suas necessidades.
No local do evento será montada uma estrutura para receber os interessados que terão acesso a informações técnicas e instalação gratuita e totalmente legal de softwares livres nos seus computadores.
“O movimento Software livre é uma forma de manifestação que permite adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-la. Desta forma é possível promover o conhecimento e permitir que os usuários tomem posse dele. A programação de computadores é conhecimento e não concordamos que seja preciso autorização para utilizá-la. Já pensou se precisássemos pedir permissão para conhecer e utilizar as leis de Newton ou o Teorema de Pitágoras, por exemplo”? Questiona Laudivan Freire, cientista da computação e um dos organizadores do evento.
Esta é a segunda vez que Sobradinho participa do Flisol. Em 2010, somente com o apoio da CHESF o evento foi realizado, graças ao empenho dos profissionais da área que colocaram Sobradinho nesta discussão democrática e atual. ” Agradecemos o apoio da Prefeitura que entendeu a importância de colocar sobradinho nesta discussão, numa demonstração de sensibilidade e atualização na discussão de temas que vem sendo refletidos mundo a fora”, reforçou Laudivan Freire.
O movimento é voluntário e aberto a comunidade. Também estarão presentes, prestando orientações aos interessados, o analista de sistemas Antônio Fernandes e o programador Washington Azevedo.
.