Quatro capitais registram protestos contra a Rede Globo
Emissora fluminense é criticada nos seus 50 anos por movimentos sociais em SP, DF, RS e MG
No domingo (26) que marca os 50 anos de fundação da Rede Globo, movimentos sociais e sindicatos promoveram neste domingo em quatro capitais protestos contra a emissora fluminense por sua suposta colaboração com a ditadura militar e numa campanha de apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na sede da emissora em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, protestantes picharam a fachada com frases como “Globo mente”, “Globo golpista” e “assassina”.
Os atos aconteceram em São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) e foram apoiados por sindicatos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e Movimento dos Sem-Terra (MST).
Veja o vídeo do ato paulista produzido pelo Jornalistas Livres
Em São Paulo, a concentração ocorreu na Praça General Gentil Falcão, que fica próxima da sede paulista da emissora. A seguir, o grupo seguiu em marcha ao local. Estimativas iniciais dos organizadores indicam que pelo menos mil pessoas participaram do ato.
Veja galeria de imagens
Também foram realizados atos em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Na capital gaúcha, a afiliada da Rede Globo foi denunciada na Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga manobras para sonegar impostos.
Fonte: IG