Juazeiro realiza Seminário Regional de Educação no Campo
Da Redação
A Secretária Estadual de Educação, através da Coordenação de Educação do Campo, realiza o 8º seminário regional entre os dias 28 e 29, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães/DIREC 15. Participaram do evento representantes de 29 municípios, dentre eles, professores, secretários municipais, gestores escolares, representantes da DIREC, da SEC, movimentos sociais, ONGs, sindicatos, universidades, consultores, palestrantes e mediadores.
De acordo com a Coordenadora de Educação no Campo da Direc15, Josimeire Pinheiro, o objetivo principal do seminário é mobilizar o poder público e a sociedade Civil organizada. “Durante o encontro estaremos buscando indicativos que contribuam com a construção do documento base referencial da educação dos povos no campo, com isso provocaremos um debate sobre a trajetória e a realidade da educação do Campo na Bahia, que com uma população de 14,5 milhões de habitantes, dos quais 28% residem no campo e assim a necessidade de construir políticas públicas educacionais específicas para a população do campo sendo que todas as unidades estão sendo beneficiadas com o projeto”.
Para a Representante da Secretaria Estadual de Educação, Cássia Margareth, a realização do evento fará com que cada município discuta um núcleo de educação no campo para que de fato aconteçam as políticas abordadas no seminário. “Estamos trabalhando diretamente e indiretamente com 56 movimentos sociais em toda Bahia, sem dúvida isso ajudará nas nossas discussões”. Na oportunidade ela falou das dificuldades enfrentadas no que diz respeito à população do campo.
“São inúmeras dificuldades, discutir a educação do campo era algo esquecido e que esse governo trás com muita ênfase, cada vez mais estamos buscando uma educação de qualidade para a população que está no campo, todas as escolas tem alguém que é mora no campo e esse é o nosso objetivo, iremos continuar trabalhando para melhorar essa realidade”.
Por sua vez, o Coordenador de Desenvolvimento de Atenção Básica, Lenaldo Francisco, diz que espera que as políticas públicas voltadas para a educação sejam implantadas depois dos debates. “Até hoje o estado tem de certa forma deixado a desejar no que diz respeita a população do campo, então buscaremos montar as diretrizes para se faça uma educação contextualizada a partir da realidade de homens e mulheres que vivem no campo”, concluiu.