Secretária de Educação de Petrolina confirma ampliação de investimento na pasta
Da Redação
Foi realizado na manhã de quarta (01), na quadra do SENAI a abertura do ano letivo das escolas da rede municipal. O evento contou com as presenças do prefeito Julio Lossio, do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretários do executivo, do presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/FACAPE), professor Rinaldo Remígio, e da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Wildes Mariléia Araújo. A solenidade reuniu mais de 2.000 professores da rede.
Durante o evento a Secretária de Educação do município, Célia Regina, entregou kits tecnológicos contendo impressora, notebook, modem com acesso a internet e pen drive, para todos os professores efetivos da rede municipal de ensino. No total serão quase 1.000 kits entregues, um avanço inédito na educação pública municipal, visando melhorar e modernizar o trabalho dos professores em sala de aula.
“Diante de um diagnóstico criterioso que fizemos, priorizamos as principais demandas como o pagamento do salário em dia, pela primeira vez, pagamos o décimo terceiro aos professores contratados. Nessa gestão tratamos todos de forma igual, pois é isso que garante uma educação de qualidade; fizemos a nucleação para garantir recursos para a educação e agora entregamos esses kits que irão revolucionar e modernizar a educação no nosso município”, declarou o Julio Lossio.
Por sua vez secretária de educação ressaltou as melhorias na educação e a valorização dos professores nos últimos três anos. “É com muito prazer que iniciamos mais um ano letivo. Temos a missão de oferecer educação de qualidade para todos, valorizando a igualdade na educação, onde todos os jovens possam juntos desfrutar das melhores instituições de ensino em busca do seu desenvolvimento, formando o tripé: compromisso com o educador, missão de educar crianças e jovens e ações municipais na educação em busca de um mundo menos desigual”, ressaltou.
Na ocasião Célia afirmou que este ano será o ano da correção do fluxo do município. “Temos cerca de 27% das crianças com distorção de idade, esse é um dado negativo, o que quer dizer essa distorção, a criança tem que ter 9 anos e estar cursando o 3º ano do ensino fundamental, se ela estiver com 10 anos no 3º ano isso é uma distorção e isso é um grande problema para criança. Nosso foco é oferecer educação de qualidade”.
Reforma e ampliação de escolas – “Este ano iremos fechar 100% das reformas das escolas, dentre elas estarão às escolas Guido Alves, Luiza de Castro e o CAIC. O CAIC é uma das prioridades e a obra já foi licitada e já temos a empresa vencedora, na primeira semana de aula apresentaremos a comunidade o período que os alunos vão ficar sem aula por conta das reformas nas 3 escolas citadas”.
Abastecimento de água nas escolas – “Aqui na sede quando falta água nas escolas nós enviamos um carro pipa. A questão da água é um grande problema para as escolas, mas estamos trabalhando para resolver”.
Campanha salarial – “Estamos na expectativa da aprovação do aumento do piso do MEC, iremos esperar a aprovação do Congresso Nacional para que seja feita a correção. O aumento será de 22%”.
Evasão escolar – “No ensino fundamental temos cerca de 3% e no EJA temos um número muito assustador que gira em torno de 40%. Com esses números já implantamos algumas estratégias para resolver essa situação”.
Entre os avanços na educação municipal estão nos últimos três anos: aumento no número de alunos matriculados que em 2009 era 34.666 matriculados, passou em 2011 para 37.046, além de 3 mil crianças matriculadas no programa Nova Semente; queda na reprovação de 18% em 2009, para 13,3% em 2011; queda no número de alunos com distorção idade-série; aumento da alfabetização de 48%, em 2008, para 70% em 2011, entre outros.