Aumentam os descasos na educação
Da Redação
A Diretora Regional da APLB Sindicato em Casa Nova, Maria do Carmo da Rocha Braga em entrevista ao AP, denunciou descaso na área de educação no município. De acordo com ela, a cada dia aumenta a irresponsabilidade do Prefeito Orlando Xavier (PR). “A situação da educação aqui é caótica, não estamos tendo nenhuma atenção do governo municipal”, lamenta.
Na ocasião, ela lista o descaso que vem acontecendo no município. “Nas creches as aulas ainda não começaram por conta que não tem professores para lecionar, sem contar que em nenhuma escola do município tem merenda e os alunos estão fazendo as suas necessidades dentro do mato. Outro fato é que alguns professores foram transferidos do interior para vim ensinar na sede e toda população sabe que não existe vaga, além disso, eles estão trabalhando 7h e ganhando 20h, na verdade tudo isso é politicagem”.
Por outro lado, a diretora diz que a administração fica divulgando notícias afirmando que a educação está uma maravilha. “Fazem festas e mais festas dizendo que tudo está a mil maravilhas e a realidade não é essa. Para se ter noção tem escolas que estão com 2 professores em sala de aula, enquanto existem outras que não tem nenhum. O prefeito anda divulgando que várias escolas foram reformadas, mas tudo é mentira, até agora foram feitas 5 reformas, sendo 2 na sede, 2 no distrito de Santana e 1 no interior, todas as obras mal, armengo, pura enganação”, denuncia.
Maria diz ainda que muitos professores não têm a formação mínima de magistério para ensinar. “Tem escolas aqui que os professores não tem a formação mínima que é o magistério, sabemos que isso é um absurdo e já denunciamos isso várias vezes, mas até agora nada foi feito”. Com relação aos salários dos professores, Maria disse que Orlando vai pagar o piso salarial, mas não discutiu nada com a categoria.
“Ele anunciou que vai pagar o piso, só que precisamos discutir com ele sobre a questão dos inter níveis e até agora não fomos convidados para a discussão, sem contar que nem sabemos se iremos receber o convite porque ele não gosta do sindicato”. Insatisfeita com a atual gestão, ela fez mais denuncias. “Aqui nós temos diversos casos sobre pessoas que recebem pela Secretaria de Educação e trabalham em outras cidades, temos isso na saúde, pessoas fantasmas que inclusive nem trabalham e recebem pelo FUNDEB, dentre outros. Vale destacar também a qualidade da água que os nossos alunos estão consumindo, é podre e chega a ter uma cor verde”, concluiu.