Mais um casamento coletivo em Petrolina

A noite desta quarta-feira (22/07) será de grande importância e muita alegria para 100 casais petrolinenses que participarão do casamento comunitário, às 18 horas, no salão de eventos do SESI/Petrolina. Nesta 4ª Edição do evento os casais precisaram apresentar as documentações e comprovar que não tinham condições financeiras de custear os honorários do ato.

aliança

O Casamento Comunitário Civil é instituído pela Lei Municipal nº 3522, de 04 de junho de 2002. Nessa edição 2015, o diferencial será o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma conquistas para casais que não podiam formalizar seu relacionamento, mas que agora já estarão habilitados para realizar seu sonho de ter uma união com certidão.

A Certidão de Casamento é um documento mais sólido em relação à União Estável. É importante, pois protege perante a lei as partes envolvidas em caso de morte ou separação sem necessidade de grandes trâmites e convocação de testemunhas para que se prove a existência da união. Porém nem todos têm condições de arcar com os custos da papelada para a realização do casamento no civil. Em casamentos coletivos, entretanto, as taxas ficam zeradas, tornando o sonho do casamento acessível para os casais que de outro modo dificilmente poderiam oficializar judicialmente sua união.

O evento é organizado pela Secretaria de Cidadania através Secretaria Executiva da Mulher, que aproveita oportunidade para convidar toda a cidade para prestigiar o evento e celebrar a união dos casais nessa nova etapa de suas vidas.

A secretária executiva da mulher Roseane Farias disse estar ansiosa e ao mesmo tempo satisfeita com o trabalho que se conclui com a cerimônia da 4ª edição do Casamento Comunitário de Petrolina.

“As dificuldades que foram impostas nessa Edição do Casamento Comunitário, só nos fizeram ter mais vontade de lutar pela união desses casais. Em conversa com o prefeito, Julio Lossio, houve um pedido para que não medíssemos esforços para que essa cerimônia fosse possível. Poder realizar o sonho desses casais produz a sensação de dever cumprido, e nos traz o comprometimento de fazer melhor pela nossa população, indistintamente de credo ,cor, raça ou gênero. Fortalecer os vinculos familiares, sociais e comunitários, resgatando a cidadania e promovendo a família, principal fonte das relações pessoais, esse é o maior objetivo”, finalizou a Secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *