Descaso do poder público faz com que frigorífico encerre as suas atividades
Da Redação
Mais uma empresa fecha as portas por descaso das autoridades, primeira foi a Fosfocal agora o Frigorífico Sudoeste, situado na cidade de Itapetinga – BA. O Frigorífico Regional Sudoeste Ltda. resolveu encerrar as suas atividades por determinação do poder público, sendo assim deixou de gerar 80 empregos diretos e mais de 300 indiretos.
A direção do Frigorifico, em nota explica explica os motivos:
Uma grande luta foi travada durante todos esses meses para que o Frigorífico se mantivesse em funcionamento, mesmo em meio a tantas dificuldades geradas pela falta de interesse das autoridades competentes em fazer cumprir a lei. Desde o início de suas atividades, o Frigorífico buscou incessantemente o apoio dos órgãos responsáveis como ADAB, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Prefeituras da cidade e arredores, e se colocou à disposição demonstrando condições suficientes em atender toda a região, cumprindo assim a portaria 304 no que diz respeito ao abate em local inspecionado.
O volume durante todos esses meses foi irrisório e sequer atingiu 30% da capacidade. Por outro lado, o abate clandestino na microrregião de Itapetinga chega a 80%, colocando em risco a saúde de toda a população que, ao ingerir carne não inspecionada, pode contrair Cisticercose, Tuberculose, Toxoplasmose, Brucelose, dentre tantas outras doenças. Vale ressaltar que a ADAB, ao permitir o transporte ilegal para Salvador, Porto Seguro e outras localidades de carne produzida clandestinamente também colocam em risco a saúde de toda a população da Bahia e turistas de todo o Brasil que sequer imagina que está consumindo carne condenada.
A Fosfocal Industrial e Com Ltda. teve de encerrar também as sua atividades acusada pela Secretária de Meio Ambiente e promotoria de causar o mau cheiro que toma conta de Itapetinga, foi multada e obrigada a fechar as portas até resolver o problema. O seu proprietário com a sua empresa fechada não teve como resolver os problemas apresentados, porém o mau cheiro persistiu por toda a cidade. O poder público de Itapetinga só aparece para fiscalizar e punir as empresas instaladas em nosso município, mas na hora de incentivá-la e ajudá-la faz de conta que não é com ele.
Fica aberto o espaço para as autoridades mencionadas.
Informações do site: http://falaitapetinga.com/