A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encontrou “indícios de falhas e transgressões” nos serviços prestados pela Celpe aos consumidores de energia elétrica do Estado de Pernambuco.
A informação foi dada nesta segunda-feira (3) pelo senador Humberto Costa (PT), candidato a substituir o deputado Eduardo da Fonte (PP) no papel de fiscalizador da concessionária de energia.
Segundo o senador, a Aneel chegou à conclusão de que a Celpe não tem prestado serviço “adequado” aos consumidores pernambucanos.
Em julho deste ano, após mais um caso de morte ocorrida em Pernambuco em decorrência de descarga elétrica por um fio solto encontrado em via pública, o senador cobrou da Aneel uma providência em relação à Celpe afirmando que entre 2008 e 2013 cerca de 125 pessoas morreram no Estado em consequência desse mesmo problema.
A Agência comunicou ao senador, por meio de ofício, que analisou indicadores de segurança e quantidade de óbitos envolvendo a rede elétrica em Pernambuco e constatou que o número de mortes em 2011 foi superior à média do Brasil.
Medidas de curto e médio prazo terão de ser tomadas pela Celpe para melhorar a qualidade do serviço, com monitoramento permanente de suas ações por parte da diretoria da Aneel.
O monitoramento será trimestral e em caso de descumprimento as sanções previstas são intervenção administrativa e recomendação de declaração de caducidade (perda da concessão) ao Ministério de Minas e Energia.