O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usou sua página no “facebook” nesta segunda-feira (17) para sugerir à presidência Rousseff que renuncie ao mandato.
Foi a primeira vez que FHC falou em “renúncia”, dado que, duas semanas atrás, ele disse a uma revista alemã que ela é uma “pessoa honrada” e não tem envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras.
“O mais significativo das demonstrações, como as de ontem (protestos no país inteiro), é a persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo. Falta-lhe a base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo”, diz o comentário do ex-presidente.
Segundo ele, se Dilma não renunciar ao mandato ou apontar os caminhos da recuperação nacional vai haver uma desarticulação crescente do governo e do Congresso “até que algum líder com forca moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais”.
Para FHC, “a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono (Lula) e vai perdendo condições de governar. A esta altura, os conchavos de cúpula só aumentam a reação popular negativa e não devolvem legitimidade ao governo, isto é, a aceitação de seu direito de mandar, de conduzir”.
FHC é considerado o maior bandido de gravata do país para quem tem conhecimento do seu verdadeiro caráter. Foi delator da esquerda na época da ditadura militar, tinha todas as benesses de empresas do setor metalúrgico – inclusive da Wolks – para manter as suas mordomias no exterior durante o período ditatorial como se fosse um militantes de esquerda. Durante os 8 anos de mandato, ele reduziu o estado a pó, entregando empresas estatais a peço de banana a exemplo da CSN a seus comparsas; acabou com o setor rodoviário e ferroviário do país; transformou o povo miserável em mais miserável e sem dente; manteve a cortina da descriminação de raça acesa; a policia federal não tinha poder de atuação como hoje; a imprensa era dominada. Foi em sua época que foi criada a tal da Lei de Responsabilidade Fiscal que prejudicou milhares de municípios do país que estão hoje passando por necessidade, que dizer, falidos e sem condições de honrar com seus compromissos a exemplo de Uauaá, Sento Sé, Curaçá, Senhor do Bonfim, Casa Nova, Pilão Arcado, Petrolina, Juazeiro, e outros.
A corrupção durante os oito anos que FHC passou e nunca foi destacada pela imprensa como está sendo hoje, mas os seus asseclas querem o retorno da mesma gangue que prejudicou o povo.