Osvaldo Coelho sugestiona a inclusão regional para graduação na UNIVASF
O ex-deputado Osvaldo Coelho se coloca a favor da adoção do critério regional para concessão da bonificação de 20% sobre a nota do Enem ( Exame Nacional de Ensino Médio). O objetivo visa reforçar a política de interiorização das instituições de ensino superior. De acordo com Osvaldo, é um mecanismo que irá facilitar o acesso do estudante do semiárido aos cursos de graduação da sua região. “O intuito é incentivar a fixação regional, para que as pessoas que têm vínculos na cidade possam permanecer no município”, esclarece.
A medida beneficiaria alunos que concluísse o Ensino Fundamental e cursassem todo o Ensino Médio nas regiões do Vale do São Francisco. O ex – duputado explicou ainda que os estudantes que se encaixassem nesses requisitos teriam um bônus de 20% na nota final do Enem. “ Esse seria um grande passo que a UNIVASF ( Universidade Federal do Vale do São Francisco) e demais instituições de ensino superior da região daria para consolidar sua política de interiorização do ensino superior. Poderíamos capacitar pessoas que teriam uma probabilidade muito maior de continuar na região. Dessa forma, estaríamos atendendo à demanda local de profissionais, pois nossos alunos seriam nossos futuros profissionais”, disse.
O argumento de inclusão regional de acréscimo de 20% na nota do candidato no processo seletivo já foi adotado pela UFRN ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte), através da resolução nº 177/2013, de 12 de novembro de 2013.
“A Universidade precisa cumprir sua responsabilidade social, colaborando com o desenvolvimento econômico, social e cultural do Vale do São Francisco, e contribuir com a inclusão social do ensino superior. Temos que tratar os desiguais de forma diferente. Se quem está no interior tem menos acesso aos cursos da capital, é preciso dar mais chance a esses alunos”, concluiu Coelho.