Prefeito Isaac recebe comitiva de Consórcio de municípios do interior do Rio Grande do Norte
Após a primeira etapa que consistiu na remedição do lixão, em 2013 a Prefeitura de Juazeiro concluiu o Aterro Controlado Sanitário fazendo com que o município entrasse no grupo de municípios que antecipadamente se adequaram ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n° 12.305/2010. A norma proíbe a formação de lixões a céu aberto e determina que os governos municipais construam aterros.
O Aterro possui uma estrutura que conta com todo o suporte necessário para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. Essa ação de contribuir com o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população levou Juazeiro a virar referência na região, sendo destaque na imprensa estadual e nacional.
Com o objetivo de conhecer a experiência de Juazeiro, uma comitiva do Consórcio dos Municípios do Trairi, do interior do Rio Grande do Norte, está em visita à cidade e foi recebida na manhã desta quarta-feira, 4, pelo Prefeito Isaac Carvalho. O grupo – formado por prefeitos, secretários e vereadores dos municípios de Japi, Sítio Novo, Lages Pintadas, Santa Cruz, Jaçanã, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, São José do Campestre e São Bento do Trairi – estava acompanhado do diretor-presidente da empresa Vale Norte, Aílton Castro, que faz a coleta de lixo em Juazeiro.
Representando Fernanda Costa Bezerra, prefeita de Santa Cruz e presidente do Consórcio dos Municípios do Trairi, o secretário Francisco Nogueira explicou a missão. “O Consórcio entendeu ser muito importante conhecermos como esse projeto foi implantado em Juazeiro, município que tem dado o destino correto aos resíduos sólidos, numa ação bem avaliada pela população. Agradecemos ao prefeito Isaac por nos receber muito bem e passar as informações necessárias para levarmos aos nossos municípios essa experiência exitosa”.
Diariamente, cerca de 150 toneladas de lixo são encaminhadas ao local e aterrado em área especifica. Todo material sólido recebe o tratamento exigido pelas normas de saúde ambiental e, além de ser encaminhado para as células, o lixo é coberto com barro que serve para evitar vetores, como baratas e insetos.
Durante sua explanação Isaac lembrou que um dos principais problemas que teve de enfrentar logo que assumiu a Prefeitura foi o lixão. “Era uma das grandes vergonhas de Juazeiro, por isso logo no inicio da primeira gestão atuamos firmes para acabarmos com esse que era um grande problema ambiental e de saúde. Com muito trabalho e força política, conseguimos construir o nosso Aterro Sanitário e ficamos felizes em compartilhar o sucesso de nossa experiência com municípios de outros estados, como é o caso desses do Rio Grande do Norte”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Governo, Paulo Bomfim.
Luiz Hélio/PMJ