Zó visita unidade do IBAMA em Juazeiro

 

Na manhã desta segunda-feira (9), o deputado estadual Zó (PCdoB) visitou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Juazeiro. Acompanhado do vereador Aguinaldo Meira (PCdoB), Zó conversou com os funcionários sobre a possível unificação do órgão com a unidade de Salgueiro, em Pernambuco.

 Zó durante a reunião com os funcionários do IBAMA

Segundo informações passadas pelos  funcionários, o projeto de unificação seria para conter gastos. A ação levaria a transferência da administração para a cidade pernambucana. Atualmente, o IBAMA em Juazeiro conta com um quadro 12 funcionários distribuídos entre analistas e técnicos ambientais, além dos cargos administrativos.

A unidade do órgão em Juazeiro cobre várias cidades do interior da Bahia, desempenhando funções de combate à pesca ilegal, ao uso de agrotóxico em plantações na margem do rio, desmatamento da mata ciliar, além de cuidar do monitoramento da expansão da fronteira agrícola e da preservação do bioma caatinga.

 “Como deputado estadual preciso me manifestar. Se há realmente um projeto de unificação para reduzir custos não  pode ser em nossa região, onde temos um dos maiores rios do país, que passa por problemas, e uma  grande extensão de terra”, avaliou Zó.

De acordo com o deputado, a unidade em Juazeiro oferece muito mais condições de trabalho por dispor de uma infraestrutura que favorece a otimização das atividades desempenhadas pelo órgão. Ainda segundo Zó, é interessante fazer um estudo comparativo sobre a atuação do IBAMA em cada região, seguida de uma análise dos impactos ambientais.

“Vamos passar em cada câmara de vereadores aqui da região solicitando apoio. Levarei a questão para ser discutida na assembleia com toda atenção que merece. É uma decisão importante que não deve ser tomada sem antes fazer um estudo.  Em princípio, a ideia é manter as duas unidades e que o trabalho seja delimitado”, afirmou Zó.

Nina Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *