Prefeitura de Sobradinho garante atendimento a centenas de pessoas na Feira de Serviços- Saúde Sem Fronteiras

Iniciada na última terça-feira, 17, A Feira de Serviços – Saúde Sem Fronteiras, vem prestando serviços odontológicos (Odontomóvel), atendimentos oftalmológicos (catarata e glaucoma), rastreamento do câncer de mama (mamografia) e doação de sangue (Hemóvel).

sobradinho2

O evento, idealizado pelo Governo do Estado da Bahia, está sendo realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro e reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos dez municípios da microrregião (Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos, e Sento Sé).

Para assegurar o atendimento aos usuários de Sobradinho, a Prefeitura, através da Secretária de saúde, disponibilizou transporte, alimentação e agentes de saúde para orientar e acompanhar os pacientes.

Dona Maria Ferreira Coelho, residente em Sobradinho, que estava com sérias dificuldades visuais, fez cirurgia de catarata e não escondeu a emoção de voltar a enxergar ” Estou muito satisfeita. Eu vinha sofrendo muito, sem poder mais fazer nada em casa, nem sair na rua. Fiz minha cirurgia e vou fazer a revisão. Nunca vi um atendimento tão bom. Eles estão trabalhando pra ninguém botar defeito. Agradeço a Prefeitura de Sobradinho por esta oportunidade de ter a minha visão de volta”, declarou a aposentada.

Seu Francisco Manoel de Aquino, também de Sobradinho, fez a consulta e já está com a cirurgia marcada para amanhã, 20. ” Venho sofrendo com esse problema de visão desde muito tempo. Agora, vou voltar a enxergar como antes. Nunca tive uma oportunidade desta. A Prefeitura nos deu total apoio, o que não aconteceu em outras gestões. Estou muito agradecido a equipe da prefeitura, que está nos acompanhando e nos trouxe até aqui. Estou muito satisfeito mesmo”, afirmou Francisco Manoel.

A agente comunitária de saúde de Sobradinho, Cláudia Souza e Silva, está acompanhando os pacientes e ressalta a importância desta ação, principalmente para os idosos. “Nós tínhamos uma demanda reprimida de cirurgia de catarata e agora nossos idosos estão podendo fazer essa cirurgia com excelentes profissionais. A Prefeitura deu total apoio e todos os pacientes estão sendo acompanhados desde que saem da cidade até a volta. Nós estamos aqui para orientá-los, acolhe-los e dar suporte aos que não puderem trazer acompanhantes. Uma iniciativa muito boa da prefeitura, principalmente para atender a população mais carente”, esclareceu a agente.

” O Prefeito Luiz Vicente Berti nos orientou a garantir todo suporte aos usuários de Sobradinho. Vamos participar de todos os dias desta feira, trazendo nossos pacientes em ônibus, Vans e também oferecendo alimentação e apoio dos agentes de saúde. Até agora 160 pessoas foram atendidas com cirurgias de catarata e consultas. Já temos agendados mais 60 e este número vai aumentar até o final da feira. Ficamos felizes com a felicidade dos pacientes que trazemos e aqui conseguiram solucionar seus problemas de saúde e ganharam mais qualidade de vida”, declarou Ebezion, representante da Secretaria de Saúde de Sobradinho.

O “Saúde Sem Fronteiras”, segue até o dia 24 de novembro e tem como objetivo, reduzir as demandas reprimidas e dar maior celeridade aos procedimentos. Esta é a primeira feira de serviços realizada na região e que traz uma estrutura que engloba diversos procedimentos através de um atendimento humanizado com médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros e técnicos. A meta é realizar 5.000 atendimentos de triagem para catarata (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos.

O prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, Presidente do Consórcio do Território do São Francisco, agradeceu ao Governo do Estado por esta importante ação que beneficia a população da região. ” Está parceria é fruto das nossas reivindicações junto ao Governo do Estado e é muito importante para nós que representamos os municípios de menor porte, pois passamos por dificuldades financeiras e tínhamos demandas reprimidas neste tipo de atendimento. Como Prefeito de Sobradinho dei prioridade a esta ação e garantimos todo suporte necessário para que nossa população fosse atendida”, concluiu Luiz Vicente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *