A arte e a cultura popular tomam a cena na abertura da Conferência Territorial do Sertão Norte
Os grupos culturais, artísticos e de manifestações populares de raízes do Território do Sertão Norte foram os grandes destaque na solenidade de abertura da Conferência Territorial do Sertão Norte, realizada no dia 24 de agosto, no Centro Cultural João Gilberto, na cidade de Juazeiro. A cultura popular do território, tão forte e disseminada nos segmentos artísticos, marcou presença em quantidade e qualidade. Tendo a Coordenação da Conferência aberto mais espaços dentro do local para que os grupos se apresentassem por todos os espaços do Centro Cultural em Juazeiro.
O que gerou uma profusão de estilos e diversidade nas apresentações, demonstrando toda a riqueza deste patrimônio imaterial gerada pelas populações dos Territórios do Sertão Norte. Entre tantos grupos, artistas e manifestações culturais de raízes, destacamos em especial o “Samba de Véio do Rodeadouro”, resgatado pela sua organizadora, D. Ouvídia Isabel de Sena e que é muito popular em Juazeiro. De Casa Nova, do distrito de Santana vieram os integrantes do grupo de Hip-Hop “Fúria das Ruas”. O Grupo de musica “Os Tradicionais” da cidade de Uauá, liderados pelo Sr. João Bosco, do Instituto Cultural Auto Barbosa, que faz um trabalho de preservação da cultura popular.
O Vice-Prefeito de Juazeiro, Frei Francisco Oliveira (PT), compareceu ao evento representando o prefeito de Juazeiro e o poder público municipal na solenidade de abertura da Conferência e destacou: “é muito grande a variedade de setores da cultura popular atuantes em nosso território e que agora, com a descentralização proposta pelo Governo Estadual com a adesão dos municípios ao Sistema Estadual de Cultura, o norte não será mais esquecido como foi no passado. E nós vamos, aqui em juazeiro criar a Secretaria Municipal de Cultura.”.