A consulta com que Leo Prates teria desconcertado e irritado Carlos Lupi
O deputado federal Leo Prates teria consultado o presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, atual ministro da Previdência, sobre se poderia se filiar ao PT visando disputar as eleições para a Prefeitura de Salvador em 2024 sem responder a uma ação por infidelidade partidária.
A informação foi dada ao Política Livre por fontes ligadas a Lupi em Brasília, mas desmentida pelo parlamentar ao site (ver abaixo). Segundo as mesmas fontes, Prates teria procurado Lupi possivelmente por vir sendo assediado, insistentemente, por quadros petistas com a proposta.
Entre os cabeças da articulação estaria o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, com quem Prates tem sido visto com alguma frequência em Brasília.
Em síntese, ela prevê que, furando a fila dos nomes hoje interessados em se viabilizar à Prefeitura na base governista, Leo poderia ser escolhido como candidato, com o respaldo de Wagner, do ministro Rui Costa e do governador Jerônimo Rodrigues.
Na avaliação dos petistas, caso Leo topasse assumir a candidatura a prefeito pelo PT, a iniciativa representaria um duro golpe no grupo do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que fez o prefeito Bruno Reis (União Brasil) seu sucessor e apóia a reeleição dele em 2024.
Na abordagem a Lupi, Leo teria também sondado se, caso perdesse a eleição para prefeito, poderia retornar ao PDT, proposta que, segundo as mesmas fontes, teria sido veementemente descartada pelo ministro, que teria ficado bastante irritado com a abordagem.
Mesmo no grupo petista, a operação foi considerada arriscada, porém vista como uma traição que teria impacto público e imensas consequências negativas sobre o grupo do ex-prefeito ACM Neto.
O PDT apoiou a candidatura de Neto ao governo, no ano passado, e integra a base do prefeito na Câmara Municipal, tendo eleito em sua chapa, em 2020, a vice-prefeita Ana Paula Matos, atual secretária municipal de Saúde.
Dadas as relações pessoais do ex-prefeito e outros membros do grupo com Lupi e a força que deram à campanha presidencial de Ciro Gomes indicando a vice-prefeita de Salvador à sua vice, Lupi é extremamente grato a todos eles.
Publicamente, Leo já admitiu que quer ser candidato a prefeito de Salvador, mas em 2028. Hoje, ele vem travando uma disputa velada com Ana Paula, nome abertamente preferido por Bruno, para ser o vice do prefeito já em 2024.
Outro lado
Ao tomar conhecimento das informações, o Política Livre procurou o deputado federal, que negou prontamente qualquer consulta a Lupi, observando que está absolutamente feliz no PDT, do qual é presidente municipal.
Ele destacou, inclusive, no momento do primeiro contato, que coordenava um encontro do partido, com a presença da vice-prefeita Ana Paula, para discutir a estratégia da legenda para 2024 em Salvador, onde pretende fortalecer a bancada municipal pedetista.
“Eu sempre fui do campo de ACM Neto. Zero possibilidade (de me filiar ao PT). Permaneço ao lado do meu amigo ACM Neto. Bruno é um amigo que eu tenho. Permaneço na base de apoio dele”, afirmou Leo, completando:
“Isso é fofoca de gente que quer tumultuar o ambiente. Fico até surpreso com essa informação”