“A cultura de Casa Nova merece ganhar as telas do mundo”, diz cineasta
Presente na festa de aniversário da cidade de Casa Nova no último final de semana, o poeta, compositor, dramaturgo, ator, diretor e cineasta internacional Ivan Antônio mostrou a sua admiração com as manifestações artísticas do município e enalteceu as raízes culturais do povo casanovense. “A riqueza cultural da cidade é um patrimônio da Bahia e do Brasil. Já tinha manifestado meu interesse de convidar os grupos de teatros da cidade pra participarem das minhas montagens, pois sempre soube da qualidade dos artistas locais. Tudo isso é lindo”, cometa.
Impressionado com as Caretas de Santana do Sobrado, manifestação cultural centenária do distrito de Casa Nova, o cineasta comentou a possibilidade dos artistas locais participarem de uma produção sua. “Hoje tive o prazer de conhecer os Caretas e fiquei impressionado. Agora que estou gravando um filme já imaginei uma possível cena com eles. A cultura de Casa Nova merece ganhar as telas do mundo”, pontua.
Ivan Antônio é ex-secretário de Cultura e Turismo de Camaçari, representou o país no Festival Internacional de Cultura de Guimarães, em Portugal, atualmente é diretor executivo do Festival Internacional de Arte e Cultura de Barcelona. É Doctor Honoris Causa concedido pela UNI – AMERICAN (Universidade corporativa das Américas) em parceria com a Fundação Ibero Americana e o prêmio “Negros e Negras Exemplares da Bahia”, concedido pela FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) de Salvador e foi coordenador da Semana do Brasil em New York.
Como cineasta, dirigiu grandes nomes do Teatro e da televisão brasileira a exemplo de Paulo Betti, Sergio Mambert e Tadeu de Pietro e participou da produção do filme Cidade de Deus.