A expectativa do comércio juazeirense é de alta de 10% nas vendas de fim de ano
Itamara Costa – Ação Popular
A proximidade das festas de final de ano gera expectativas no comércio de Juazeiro, a cidade já começou a temporada de contratação de novos trabalhadores e a probabilidade é que as vendas este ano superem em média 10 a 15% em relação às do ano anterior.
Mesmo com o momento econômico do país, que vem registrando baixo desempenho na geração de emprego durante o ano e pouco movimento no comércio, aliado a volta da inflação e dos juros, e o endividamento das famílias, o fim de ano sempre tem alta nas vendas, pois é aguardado pela motivação das festas, pelo funcionalismo público que tem poder de compra juntamente com os aposentados, e pelo pagamento do 13º salário aos trabalhadores.
“Natal e no Ano Novo é melhor época para o comércio varejista. Estamos nos preparando e Juazeiro tem tudo o que os consumidores precisam, e os lojistas já estão aumentando o estoque para garantir que todos saiam satisfeitos”, garante o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Erivaldo Oliveira.
O presidente da CDL aponta os ramos de confecções, calçados, eletroeletrônicos como os campeões nas vendas nesse período, e informou que até o dia 10 de novembro, o comércio da Juazeiro já contratou aproximadamente 1200 novos trabalhadores. “Tivemos prejuízos causados pela seca, mas temos que ser otimistas, orientamos os consumidores e empresários, pois não podemos parar. A gente sabe dos imprevistos, mas temos que esquecer os problemas anteriores e seguir em frente”, disse.
Um outro fator que vai contribuir para o aquecimento do comércio segundo Erivaldo é o incentivo da campanha de Natal em 2013, realizada pela CDL junto com os parceiros, que irá sortear dois carros zero quilômetros mais 100 prêmios para quem comprar no comércio da cidade.
Brasil
Uma pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, em todo o país, 233 mil trabalhadores temporários serão contratados até o fim do ano, sendo 70% das vagas para o comércio e 30% na indústria. Em relação à faixa etária, o estudo aponta que a maior parte do comércio busca profissionais com idade entre 18 e 24 anos.