A HISTÓRIA DE THOMAS FULLER O GÊNIO DAS MATEMÁTICAS AFRICANAS, CONHECIDO COMO “NEGRO TOM” E A “CALCULADORA DA VIRGÍNIA”

Trata-se de um africano escravizado, que nasceu no que é hoje Benin em 1710 e morreu 1790 nos Estados Unidos, onde foi reconhecido pelas suas habilidades matemáticas.
Foi apanhado e enviado para a América como escravo em 1724. Ele tinha notáveis poderes de cálculo, e no final da sua vida foi descoberto por ativistas anti-escravistas que o usaram como demonstração de que os negros eram superiores aos brancos na acadêmica.
Ao ser perguntado, quantos segundos há em um ano e meio, ele respondeu em cerca de dois minutos, 47.304.000. Ao ser perguntado quantos segundos viveu um homem, que tem setenta anos, sete dias adolescentes e 12 horas de idade, respondeu, em um minuto e meio, 2.210,500,800.
Um dos cavalheiros, que se empregou com a sua caneta para fazer estes cálculos, disse-lhe que estava errado, e que a soma não era tão grande como ele tinha dito, ao que o velho respondeu apressadamente: “Vai, mestre, esquece o ano bissexto. ” Ao adicionar os segundos dos anos bissextos aos outros, o montante do total em suas duas somas concordou exatamente.
Então ele propôs-lhe a seguinte pergunta: suponhamos que um agricultor tem seis porcas e cada porca tem seis fêmeas de porco no primeiro ano, e todas aumentam na mesma proporção, até ao final de oito anos, quantas porcas terá então o agricultor? Em dez minutos, respondeu: 34.588.806. A diferença de tempo entre a sua resposta a isto e as duas perguntas anteriores foi causada por um erro insignificante que cometeu a partir de uma interpretação errada da pergunta.
Apesar das respostas perfeitas de Fuller, Hartshorne e Coates acharam que suas habilidades mentais deveriam ter sido mais uma vez. Pois eu já tinha a cabeça cinzenta, e mostrou várias outras marcas da fraqueza da velhice. Além disso, ele trabalhou duro em uma fazenda toda a sua vida.
Falou com grande respeito da sua amante e mencionou de forma particular as suas obrigações para com ela por se recusar a vendê-lo, ao que ela tinha sido tentada por grandes quantias de dinheiro de várias pessoas. Um dos cavalheiros, o Sr. Coates, depois de ter comentado na sua presença que era uma pena que não tivesse uma educação igual ao seu génio, disse: “Não, Massa, o melhor é que ele não tenha aprendido, para que muitos homens estudiosos sejam grandes tolos. “Ninguém podia desafiar suas habilidades em matemática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *