A morte do estrategista que derrotou França e EUA no Vietnã

ImageProxy2

O general vietnamita Vo Nguyen Giap, estrategista militar e o comandante das históricas vitórias bélicas contra o colonialismo francês e o imperialismo dos Estados Unidos, morreu na sexta-feira, 4 de outubro de 2013, aos 102 anos.

Fundador do Exército Popular do Vietnã, cujas táticas guerrilheiras inspiraram combatentes no mundo inteiro, publicou dezenas de trabalhos e ensaios sobre estratégia militar.

O general Giap era, ao lado do venerado Ho Chi Minh, criador do Partido Comunista do Vietnã, sendo ambos as personalidades mais admiradas pela juventude vietnamita. Em verdade, a admiração por Giap era universal, mesmo entre aqueles que o combateram.

Considerado um dos maiores gênios militares da história da humanidade, Giap foi o organizador da luta dos guerrilheiros nacionalistas vietnamitas contra a colonização francesa que culminou com a derrota das tropas vitória em Dien Bien Phu (1954). Torna-se então o dirigente militar do Vietnã do Norte, conduzindo a estratégia militar que levou à maior derrota da história dos Estados Unidos, depois de uma terrível guerra que dizimou boa parte do povo vietnamita. Giap era ainda considerado um gênio da logística e um político mobilizador de massas.

Com a vitória contra o exército norte-americano, Giap assistiu em 1975 à reunificação do país. Depois disso, o Vietnã teve ainda que se proteger da vizinha China, com Giap ainda à frente da pasta de Defesa, garantindo a manutenção da soberania nacional.

Vo Nguyen Giap continuou no Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã até 1982, quando se retirou da atividade política.

Era filho de um camponês que, embora sem terra, sabia ler e escrever e lutara a vida toda contra o regime colonialista imposto ao seu país.

Jovem estudante, em 1926, começou a luta pela libertação do Vietnã. Aderiu ao Menh Dang do Tan Viet e, dois anos mais tarde, ao Quoc hoc, organizações clandestinas que se opunham à ocupação estrangeira. E nunca mais parou de lutar por seu país. (Pátria Latina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *