“A política de comunicação do governo Lula está errada e os erros do passado estão sendo repetidos”, diz Breno Altman
Editor do Opera Mundi critica as concessões do governo Lula à Globo e também o projeto de lei 2370, que pode ser votado com apoio do PT
O jornalista Breno Altman, editor do Opera Mundi, participou do Bom Dia 247 deste domingo e criticou duramente a política de comunicação do governo Lula, em razão sobretudo das concessões que estão sendo feitas à Globo, principal grupo da mídia corporativa. “O governo Lula não está sabendo lidar com o tema da comunicação e está repetindo os erros do passado”, disse ele.
Segundo Altman, o governo espera neutralizar o peso político da mídia corporativa através de concessões. “Estão construindo uma política de apaziguamento a partir de benesses, como se acreditassem que o jacaré não vai morder por estar sendo alimentado. É uma ilusão”, afirma.
Durante o diálogo com os jornalistas Leonardo Attuch, Florestan Fernandes Júnior e Joaquim de Carvalho, Breno Altman lembrou que o próprio presidente Lula reconheceu várias vezes que um de seus erros foi não ter feito a democratização da comunicação. Em seguida, ele criticou o eventual apoio do PT ao projeto de lei 2370, conhecido no mercado como PL da Globo, que transfere recursos da publicidade digital para a velha mídia. “O poder de barganha dos grandes monopólios é muito maior e eles tendem a ser favorecidos”, diz ele, que também criticou a política de publicidade oficial do governo. “O que está acontecendo na publicidade é ainda mais grave. O governo entregou a bandeira da democratização dos meios de comunicação”, lamentou. Assista: