A relação conturbada de Thiago Brennand com duas das famílias mais ricas de PE

Por Mateus Araújo e Juliana Sayuri, do UOL – Duas das famílias mais ricas de Pernambuco tiveram seus sobrenomes expostos em noticiários policiais desde agosto de 2022, quando Thiago Brennand foi flagrado agredindo uma mulher numa academia de luxo em São Paulo. O terceiro episódio do podcast “Brennand”, do UOL Prime, mostra a relação conturbada do empresário com os clãs Brennand e Fernandes Vieira, dos quais ele é membro.

Thiago é um dos cinco filhos do médico e empresário José Aécio Fernandes Vieira, fundador de uma grande rede privada de hospitais. Do lado materno, também tem parentesco com o artista plástico Francisco Brennand e com o empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand, donos de dois dos principais cartões postais do Recife.

“[Ele dizia] Quem manda em Recife sou eu, você não se atreva a falar absolutamente nada, não abra a sua matraca. Você não vai queimar a minha biografia por aí com ninguém”, conta K., uma das vítimas de Thiago, que o acusa de cárcere privado e estupro.

Empresário Thiago Brennand foi condenado a um ano e oito meses

A partir dos telefonemas gravados entre os dois e das declarações autoelogiosas de Thiago, o UOL explica de onde vem o dinheiro da sua família e por que ele se preocupa tanto em ter a “biografia” manchada em sua terra natal.

A reportagem também detalha a briga do empresário com seus familiares, inclusive com os pais, que anteciparam sua herança e chegaram a cortar laços com o filho. Thiago está preso em São Paulo desde abril.

Em 2019, os pais de Thiago Brennand registraram um testamento atualizado que não incluía ele – basicamente dizia que, tendo adiantado a herança, nada mais deveriam a Thiago.

Naquela época, a mãe disse no documento que ele “sempre demonstrou hostilidade”, “tendo-a já agredido e injuriado verbalmente e por escrito de forma reiterada, explícita e pública, pessoalmente e através de e-mails”. Num desses e-mails, afirma a Joana, o filho se refere a ela como “imunda”.

Procurada pela reportagem para comentar o conteúdo dos áudios, a defesa de Thiago Brennand diz que está impedida de se manifestar. “Tudo que posso lhe dizer é que os casos estão em segredo de Justiça”, explica o advogado Roberto Podval.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *